Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Produtores da AAQUINOV participam de capacitação sobre o Sebraetec

Produtores da AAQUINOV participam de capacitação sobre o Sebraetec

 

A prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o SEBRAE, realizou uma capacitação com os produtores da Associação de Aquicultores de Nova Venécia (AAQUINOV), na manhã desta terça-feira (14), sobre o programa Sebraetec.

O Sebraetec é uma forma rápida e econômica de levar inovação para dentro do pequeno negócio. O programa atua em sete áreas: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação (TIC).

A capacitação teve como objetivo, orientar o gerenciamento de produção e desenvolvimento profissional da prática no município. “Nossa missão na secretaria é fomentar e incentivar o crescimento dos nossos produtores e dar cada vez mais suporte à aquicultura local para que os produtores possam oferecer produtos de qualidade para a população”, disse Tertuliano Francischetto, técnico em agropecuária do município.

O consultor do SEBRAE e engenheiro agrônomo, José Roberto Fontes, focou suas falas no gerenciamento das práticas da aquicultura para os produtores aumentarem a produtividade e qualidade do produto ofertado. “Buscamos novidades e tecnologias de produção e todo o controle de mercado para cada produtor, realizando visitas técnicas mensais, levando toda a capacitação de acordo com a necessidade de cada um, para que os membros da associação tenham redução de custos e maior rentabilidade”, disse.

A presidente da AAQUINOV, Tereza Mattos Lourenço, acredita que a capacitação contribui para abertura de novas oportunidade de negócios. “Vamos ter uma assistência técnica nas nossas propriedades e vamos receber uma avaliação do que precisamos melhorar para aumentar nossa produtividade e qualidade”, disse Tereza.

Atualmente, a Secretaria realiza capacitação técnica na atividade de piscicultura para 15 produtores cadastrados na AAQUINOV. O município tem mais de 60 criadores, a maioria deles produzindo tilápia. Com o desenvolvimento de tecnologia e apoio da Secretaria de Agricultura, a criação de peixes tem ganhado força em Nova Venécia, se tornando uma fonte alternativa de renda para dezenas de famílias.