Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Adelson Salvador participa de Assembleia de prestação de contas da Veneza

Adelson Salvador participa de Assembleia de prestação de contas da Veneza

O prefeito em exercício de Nova Venécia, Adelson Salvador (PSDB), participou na manhã desta quinta-feira (16), da Assembleia Geral Ordinária (AGO) de prestação de contas relativas às atividades que foram desenvolvidas pela Cooperativa Veneza durante o ano de 2016.

Centenas de produtores rurais participaram da reunião, que aconteceu no Lions Club, com a presença de várias autoridades: presidente da Veneza, José Carnieli; presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, secretário de estado da Agricultura, Octaciano Neto; deputado estadual, Freitas; superintendente da OCB-ES, Carlos André; secretário municipal de Agricultura, Natalino Cassaro; gerente do Sicoob de Nova Venécia, Francisco Giovanni Venturim; entre outras.

Na ocasião, o presidente da Veneza, José Carnieli, apresentou o relatório com um balanço detalhado dos resultados alcançados pela Cooperativa diante das ações e investimentos feitos durante todo o ano passado. A seca foi o assunto mais abordado no evento.

“Tivemos um ano de dificuldades extremas. A seca fez com que trabalhássemos abaixo da média em relação à captação de leite. A Veneza intermediou a compra de mais de oito milhões de toneladas de volumoso (cana, milho, sorgo e bagaço de cana) para fornecer ao produtor. Graças a essa ação, muitos cooperados conseguiram se manter produzindo leite e sem perder animais. Se não fosse essa iniciativa, não sei o que seria”, destacou Carnieli.

Apesar da crise hídrica vivenciada na região de atuação da Veneza nos últimos anos, a Cooperativa apresentou indicadores bastante positivos, mostrando ser uma instituição com boa desenvoltura e potencial para resistir à crise e retomar os investimentos. As sobras apresentadas no balanço chegaram a quase R$ 1 milhão.

Para Adelson Salvador, o modelo de administração adotado pela Veneza deve servir de exemplo e inspiração para outras instituições. “Considerando que o Brasil e nossa região vivem hoje assombrados por crises, principalmente a hídrica - como é o nosso caso, digo com certeza que a Veneza está de parabéns pelos resultados de 2016. A criatividade e inovação que notamos na busca por parcerias juntamente com a iniciativa privada são algumas dessas ações que mantêm essa grande Cooperativa forte no mercado. Isso é uma visão de poucos e por isso digo que precisamos adotar o modelo de gestão que é aplicado na Veneza”, afirma o prefeito em exercício.

Durante a assembleia, os participantes tiveram oportunidade de tirar todas as dúvidas relativas à prestação de contas, que sem haver restrições, foi aprovada por unanimidade pelos cooperados.

Após a cerimônia, os convidados participaram do sorteio de vários brindes, entre eles uma bezerra doada pela Faeve (Fazenda Experimental Veneza). O ganhador do animal foi o cooperado Paulo Machado Sarmento, que mora na comunidade de Barra do Quatro, em Nova Venécia.

 

Depoimentos

Presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto:

“Parabéns à Veneza por ter enxugado onde foi possível. Somente assim para uma Cooperativa do ramo agropecuário conseguir se manter diante dessa seca extrema. Essa mesma dificuldade também estamos passando na Cooabriel. Nossa recepção de café diminuiu de forma que jamais imaginávamos. Também estamos sendo obrigados a fazer cortes para mantermos nossa Cooperativa de pé”.

 

Octaciano Neto, secretário de estado da Agricultura:

“Um resultado positivo diante de todo esse cenário hídrico merece realmente nossos parabéns. Temos muitos desafios para a pecuária de leite em nosso estado. O produtor precisa se preparar com tecnologia nas propriedades e vemos que a Veneza é uma parceira que apoia o produtor nesse sentido. Isso é essencial. Vemos seriedade e comprometimento quando falamos em Veneza”.

 

Deputado estadual, Eustáquio de Freitas:

“Quero parabenizar a Veneza pelo belo trabalho que faz em relação ao pequeno produtor rural. Vimos aqui que 70% dos cooperados são pequenos produtores e eles mandam 30% do leite e a Cooperativa mantém firme junto com eles, prestando apoio na produtividade. Esse é o principal papel de uma Cooperativa séria, fazendo a diferença na vida desses produtores”.

 

Uiles Fontana Bis, cooperado da Veneza:

“Fiquei feliz com o que vi da nossa Cooperativa aqui hoje. A seca que passamos foi uma escola para nós porque fomos obrigados a nos adaptar e com isso aprendemos que temos que nos preparar para possíveis situações como essa. Graças a Deus não perdi animais, mas gastei muito dinheiro com a compra de alimentos para vacas. A Veneza sempre esteve do nosso lado e graças a isso conseguimos vencer e vamos continuar vencendo. Isso é o que importa”.

 

Antonio Carneiro, cooperado da Veneza:

“Eu lutei, comprei cana, mas nunca pensei em parar de trabalhar. Diante de toda essa seca que passamos, o resultado que vi me animou muito. A Veneza é uma parceira e tanto. O auxílio que tem nos dado no campo, nos mantém motivado. Parabéns Veneza e todos os cooperados”.