Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Representantes do CIM Norte se reúnem com Secretário de Estado da Saúde

Objetivo foi debater sobre a inauguração do Centro de Especialidades Médicas em Nova Venécia

O prefeito em exercício de Nova Venécia, Adelson Salvador (PSDB), recebeu o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliviera e o presidente do Consórcio CIM Norte, Osvaldo Fernandes, em Nova Venécia, para uma reunião com prefeitos e secretários municipais de saúde para tratar sobre o andamento da REDE Cuidar. Também participaram da reunião os deputados Jorge Silva (PDT) e Pe. Honório (PT), além dos vereadores Cimar do Altoé (PHS) e Evaristo Miguel (PTB).

O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira (17), na sede da própria Unidade Cuidar Norte, onde está instalado o Centro de Especialidades Médicas em Nova Venécia.

De acordo com Adelson Salvador, este é mais um passo para a inauguração da tão esperada Unidade. “Depois de inaugurada, esse local de atendimento médico vai suavizar e minimizar o sofrimento daqueles cidadãos de Nova Venécia e de cidades da região que procuram médicos na grande Vitória. Nova Venécia será um município catalizador na área da saúde, em diversas especialidades”, disse o prefeito em exercício.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, disse que a ideia é levar saúde para mais próximo da população. “Estamos debatendo com o Consórcio e municípios para definir uma data de inauguração, pois teremos um conjunto de atividades que foram definidas em comum acordo sobre as necessidades da região”, disse.

A superintendente da Sesa, no Norte do Estado, Gilcilene Pretta, fez uma atualização aos prefeitos e informou os secretários municipais sobre os objetivos da REDE Cuidar e diversos aspectos técnicos de gerenciamento e atendimento da Unidade de Nova Venécia.

A Rede Cuidar é um modelo de gestão compartilhada entre estado e municípios e será gerenciada pelo Consórcio CIM Norte.

Para Osvaldo Fernandes, que também é prefeito da cidade de Mucurici/ES, o CIM Norte será responsável pela contratação de profissionais e toda logística da unidade. “Estamos abrindo editais para contratação de profissionais de serviços médicos para atender as pessoas de toda a região com cerca de 14 municípios que fazem parte do consórcio para atendimento em mais de 11 especialidades em toda a rede”, finalizou.

Rede Cuidar

A Rede Cuidar vai ampliar a oferta de consultas e exames e integrar as equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região, evitando o deslocamento para a Grande Vitória. Esta iniciativa vai garantir a interação entre os especialistas da Unidade de Cuidado Integral à Saúde e os profissionais das Unidades Básicas de Saúde para a discussão dos casos.

 Cuidar Norte

A Unidade Cuidar Norte tem capacidade para ofertar até 244 mil procedimentos por ano, entre consultas e exames especializados para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelos municípios via sistema de regulação.

A Unidade vai garantir a integralidade da atenção aos usuários por meio da linha de cuidado materno infantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e oncologia (diagnóstico). O cidadão terá acesso a 15 diferentes especialidades médicas e cerca de 120 diferentes tipos de consultas e exames especializados.

Serão ofertadas consultas em oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia/oncologia, otorrinolaringologia, cardiologia, angiologia, ortopedia, nefrologia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, proctologia, pediatria, urologia e endocrinologia. A Unidade também contará com assistente social, psicólogo, farmacêutico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional e educador físico.

Entre os exames especializados estão radiografia, mamografia, exames cardiovasculares, ultrassonografia e endoscopia. A Cuidar Norte também conta com sala de assistência farmacêutica, sala para administração de medicamentos e sala de pequenas cirurgias e curativos.

A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.