Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Plano de Recursos Hídricos das bacias do rio São Mateus é debatida em Nova Venécia

Plano de Recursos Hídricos das bacias do rio São Mateus é debatida em Nova Venécia

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) realizou na segunda-feira (03), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde em Nova Venécia, uma oficina com o Comitê de Bacia Hidrográfica no Rio São Mateus, grupo de pesquisadores, representantes do poder público, sociedade organizada e equipe do Instituo Jones dos Santos Neves.

Essa foi a primeira oficina da primeira etapa de elaboração do enquadramento dos planos de recursos hídricos. Na ocasião, foram apresentadas informações preliminares, conjunto de variáveis que vão ser diagnosticados, unidades de planejamento e a comunicação e mobilização social.

De acordo com a gerente de Planos de Recursos Hídricos da Agerh, Monica Amorim, serão realizados pesquisas de campo, levantamentos de dados e análises de água, entre outros temas. “O objetivo principal é realizar um diagnóstico que vai trabalhar com dados secundários que já existem em instituições públicas, onde vai se buscar elaborar um relatório de qualidade de água e pesquisa de amostragem de uso da água na bacia”, disse.

Durante o andamento de elaboração dos estudos, a sociedade irá conhecer a realidade atual dos rios e como a população deverá contribuir com sugestões para o prosseguimento dos trabalhos, indicando, por exemplo, intervenções e ações necessárias.

“A partir desse diagnóstico, vamos planejar as ações que nos identificarmos na bacia de forma coordenada nos 11 municípios da bacia e a projeção das ações que vão ser executadas terão um horizonte de 20 anos”, destacou Arilson da Luz Mendes, do Comitê de Bacia Hidrográfica no Rio São Mateus.