Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Peixaria Aaquinov é referência em Nova Venécia

Peixaria Aaquinov é referência em Nova Venécia

Ponto de comercialização de pescados fica no Hortomercado Municipal

A Associação dos Aquicultores de Nova Venécia e Região Noroeste do Espírito Santo (Aaquinov) tem se destacado no mercado local quando o assunto é peixes de qualidade. A peixaria montada no Hortomercado Municipal de Nova Venécia é o principal centro de comercialização dos peixes produzidos pelos 25 aquicultores que integram a associação.

No local, os clientes encontram tilápia, traíra, grumatã, camarão, tambaqui, entre outras espécies de peixes. A tilápia é a espécie mais procurada pelos clientes e é possível encontrá-la em várias opções. “Também comercializamos o filé, posta e a ísca da tilápia. Estamos trabalhando para aumentar o nosso leque de opções, inclusive passar a comercializar também temperos verdes e produtos ligados à culinária de peixes”, disse a presidente da associação, Tereza Lourenço Matos.

Todos os pescados são comercializados limpos com o intuito de facilitar o preparo pelo cliente. A intenção é trabalhar sempre com peixes novos, deixando o mínimo de tempo possível no gelo.

A Peixaria Aaquinov fica aberta de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados o ponto de comercialização funciona das 6h às 12h.

Sabor diferenciado

Os peixes comercializados na Peixaria Aaquinov são provenientes de 25 famílias associadas, que trabalham com base na agricultura familiar. Para auxiliar na criação e crescimento, principalmente da tilápia, os produtores receberam treinamento do SEBRAE em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Venécia, Senar a Incaper.

Graças ao trabalho voltado para o meio ambiente e a qualidade da água, o peixe é criado em um ambiente devidamente equilibrado, com base em uma alimentação de qualidade, o que leva a tilápia a apresentar um sabor diferenciado e mais apurado, eliminando o gosto de barro.