Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Agentes de endemias passam por capacitação sobre o LIRAa para detectar o Aedes aegypti

Agentes de endemias passam por capacitação sobre o LIRAa para detectar o Aedes aegypti

Cerca de 30 agentes de endemias dos municípios de Nova Venécia, Boa Esperança e Vila Pavão, participaram nesta terça-feira (18) de uma capacitação sobre o aprimoramento das visitas e orientações que são ofertadas para a população, no combate ao mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika e chikungunya. O curso aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia.

Na oportunidade, os participantes tiveram acesso ao Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegypti (LIRAa), que foi apresentado pelos palestrantes Antônio Lauro Pereira Farias e Gerson Nascimento Dias, do Grupo Técnico de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde.

O levantamento é realizado quatro vezes por ano. A cada cinco casas, os agentes fazem vistoria em uma. Com isso é catalogado o número de focos encontrados, o que possibilita a realização de um mapeamento mais preciso em cada bairro para uma ação mais efetiva com base nos resultados.

Para o coordenador de Vigilância em Saúde de Nova Venécia, Felipe Barbosa, a capacitação vem acrescentar no aprimoramento do serviço realizado junto à população veneciana no combate ao mosquito. “O aperfeiçoamento das técnicas de controle ao Aedes vai possibilitar saber em quais bairros devem ser intensificados os trabalhos de prevenção”, frisou.

O levantamento é capaz de gerar informações oportunas para aumentar a eficácia do combate ao mosquito durante o trabalho de rotina dos agentes, o que permite melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais disponíveis.

É preciso lembrar as pessoas que é fundamental fazer a busca ativa nas residências, localizando recipientes que possam acumular água, evitando a proliferação do transmissor.