Prefeitura Municipal de Nova Venécia

“Circuito das Praças” é encerrado com shows musicais e eventos esportivos

O 1º Circuito das Praças de Nova Venécia foi encerrado no último domingo (30). Foram sete dias de festas com várias atividades realizadas pelas três principais praças de Nova Venécia: Praça Jones dos Santos Neves, Praça do Imigrante e Praça Adélio Lubiana, além de outros espaços turísticos e culturais espalhados pela cidade.

O último dia do evento foi marcado pela final do Campeonato de Futsal e vários momentos esportivos com partidas de basquete, vôlei e futevôlei, na Praça Adélio Lubiana.

No final da tarde, a partir das 16h, quatro atrações musicais: Mulheres Xonadas, João Lenonn e Juliano, Forró Ginga Brasil e Irmãos Capixaba, fecharam a programação.

O evento

O 1º Circuito das Praças de Nova Venécia se iniciou no dia 24 e se encerrou em 30 de abril. Na programação, três atrações nacionais animaram o grande público presente no evento.

Na terça-feira (25) o cantor gospel Jonny se apresentou na Praça Jones Santos Neves. Na sexta-feira (28), a dupla sertaneja Fred e Gustavo atraiu o número recorde de pessoas que prestigiaram o grande show, que aconteceu no palco principal, próximo ao ginásio de esportes. No sábado (29) foi a vez do Forró Bicho de Pé, uma das finalistas da primeira edição do programa SuperStar da Rede Globo, subir ao palco principal e levar milhares de pessoas ao local.

Durante toda a semana, várias apresentações com bandas locais, exposições de obras feitas por autores venecianos, artes, workshop de teatro, desfile de moda, grupos de danças, corais, eventos esportivos, comidas típicas, atendimentos em saúde, cursos e palestras, recreação infantil e manifestações culturais fizeram parte da programação do evento. Além das praças, em outros pontos turísticos do município como Centro Cultural Casarão, Biblioteca Municipal e Hortomercado também aconteceram atividades.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia, Anderson Sabino, o objetivo do evento - de valorizar a cultura e o turismo local e movimentar as praças e alguns espaços da cidade - foi alcançado. “Conseguimos levar grande público aos locais onde aconteceram as atividades. A comunidade abraçou o evento e o resultado alcançou nossas expectativas. Conseguimos mostrar para a população que Nova Venécia tem grande potencial. O público presenciou grandes manifestações culturais e as pessoas puderam conhecer nossos espaços turísticos e culturais. Foi uma festa de porte médio, mas de uma grandeza exuberante diante do resultado alcançado”, disse Sabino.

Segundo o prefeito Lubiana Barrigueira, além de fortalecer turismo e a cultura, o evento atendeu aos anseios da população e comércio local. “Se pudéssemos teríamos realizado uma grande festa da cidade no parque de exposições, à altura que todos merecem. Mas entendo que devemos trabalhar com cautela e pés no chão, oferecendo aquilo de melhor que está ao nosso alcance, de acordo com as condições financeiras do município. O certo é que tivemos uma semana recheada de muita cultura, lazer e alegria. Isso aqueceu o comércio, a rede hoteleira, além de valorizar nossos artistas locais e ambulantes. Fiquei satisfeito com o resultado da primeira edição do Circuito das Praças e percebemos que as pessoas ficaram realmente contentes e satisfeitas”, afirma Barrigueira.

O Circuito das Praças foi realizado pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e contou com o apoio do Incaper, Setades, Superintendência de Educação, Sebrae, SESI, CDL, Multivix E 2ºBPM.