Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Prefeito palestra em Brasília para cerca de mil pessoas

Encontro contou com a presença de prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento de várias partes do país

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, retornou da Brasília na manhã da última sexta-feira (28), após palestrar durante o IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável (EMDS).

Barrigueira foi convidado para falar na última quinta-feira (27) sobre as boas práticas desenvolvidas em Nova Venécia que deram ao município vários títulos em níveis estadual e nacional, entre eles o troféu Juscelino Kubitschek, do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em 2016.

Na ocasião, estiveram presentes cerca de mil pessoas entre prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento de todas as partes do país. Além de Barrigueira, outros dois prefeitos também palestraram. O encontro aconteceu no Estádio Nacional de Brasília.

1º momento

Em sua primeira apresentação, Barrigueira destacou as estratégias adotadas para simplificar a vida dos pequenos negócios e ampliar a competitividade.

Cursos e capacitações para servidores e empresários, incentivos fiscais e econômicos para empresas, municipalização do licenciamento ambiental dos empreendimentos de atividades de impacto local, facilidade para aquisição de terrenos nos polos industriais, inauguração da Casa do Empreendedor, emissão da nota fiscal eletrônica, serviços online, crescimento do programa Nossocrédito, fomento para a abertura de micro e pequenas empresas, foram algumas ações abordadas pelo prefeito durante a fala.

“Com essas iniciativas conseguimos dar autonomia e suporte aos agentes de desenvolvimento e empresários para que pudessem desenvolver ações voltadas para o desenvolvimento local. Para se ter ideia, quando falamos em micro empresas, fomos o município que mais cresceu em 2016 no estado. Saltamos de 600 para 2 mil novas micro empresas. Isso é geração de emprego e renda para nossa população. Essas ações nos colocaram como o primeiro município no ranking do estado e fomos o primeiro a implantar em sua totalidade a Lei de Políticas de Desenvolvimento”, afirmou.

2º momento

Na segunda palestra do dia, Barrigueira falou do projeto “Nova Venécia Campo Vivo”, voltado para o desenvolvimento rural sustentável, econômico e saúde e combate ao êxodo rural.

Por meio do projeto, foram desenvolvidas capacitações voltadas para artesanato, atendimento ao cliente, boas práticas nos serviços de alimentação, culinária, cultura da liderança, Negócio Certo Rural, aproveitamento total de alimentos, atendimento no campo, boas práticas na manipulação de alimentos, custos de produção, associativismo no campo e tecnologias de embalagens e rotulagens de alimentos.

A reforma e ampliação do Hortomercado Municipal, loja Universo Orgânico, feiras livres, recuperação de estradas vicinais, construção de barragens e pontes no interior, aquisição de veículos e implementos agrícolas e aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, também foram assuntos abordados durante a segunda palestra do dia.

“Nossas iniciativas nesse projeto são voltadas para que os agricultores familiares possam se profissionalizar, viver, se desenvolver e permanecer no campo. Tudo pensado no bem-estar das famílias e no desenvolvimento do município como um todo”, disse Barrigueira.

Ao finalizar o assunto, o prefeito agradeceu os organizadores do evento e falou da satisfação em poder contribuir para o desenvolvimento de outras regiões. “Aproveito para parabenizar o Sebrae por construir esses importantes momentos de troca de experiências bem sucedidas. Levamos conhecimento para o Brasil inteiro e obviamente aprendemos mais e trouxemos na bagagem novas experiências e conhecimentos de outras regiões. Isso é muito importante”, finalizou.