Nova Venécia recebe 10 médicos do Programa Mais Médicos

Na manhã desta quarta-feira, 12, a Secretaria municipal da Saúde de Nova Venécia,  empossou o primeiro profissional do Programa Mais Médicos, do governo federal. A médica    clinica geral, Drª Rosilente Barbiere, que é brasileira formada em Cuba, é a nova médica da equipe da Estratégia Saúde da Família do bairro Altoé, e atuará 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a Secretária, nos próximos dias mais oito médicos cubanos e um brasileiro estarão assumindo suas funções para atendimento de 40 horas, de segunda a sexta-feira, nas unidades de Guararema, Cedrolandia, Boa Vista, patrimônio do XV, Bonfin, Filomena, Aeroporto, São Cristóvão, Centro de Saúde e Margareth. “Esses médicos que chegam fazem parte do nosso plano estratégico para ampliar a oferta de atendimento médico e exames, além de investimentos na construção, reforma e ampliação de várias unidades de saúde. Vamos garantir saúde de qualidade que o povo veneciano merece”, destaca o secretário.

O comerciante e morador do bairro Altoé, Wallace Rosa da Costa, parabenizou o município municipal pelos benefícios destinados ao bairro. “Quero parabenizar o município, pela primeira vez na história, atendimento médico todos os dias da semana para os moradores dos bairros Altoé e Dalvit. Sei que outras obras estão por vir como a construção da unidade de saúde, praça saudável, calçamento de ruas e entre outras, elogiou o morador.

Mais Médicos - O Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde. Os médicos são selecionados para atuar no programa durante três anos e recebem bolsa formação de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagas pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação, moradia e transporte aos selecionados.

UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA– Já estão em andamento a reforma e ampliação das unidades de saúde de Boa Vista, São Cristóvão, Córrego da Areia, Alto Muniz e patrimônio do XV. Também serão construídas novas unidade nos bairros Altoé, Filomena e comunidades de Guararema, Água Limpa e Poção.Já foram inauguradas as unidades do Rúbia e patrimônio do Bis. A unidade do aeroporto que está em fase de aquisição de equipamentos para inauguração.