Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Prefeitura intensifica manutenção e construção de estradas rurais

Prefeitura intensifica manutenção e construção de estradas rurais
 
Objetivo é recuperar carreadores para facilitar o escoamento da produção com a chegada da safra do café
 
A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, intensificou os trabalhos de manutenção e construção das estradas vicinais, focando principalmente os carreadores de café das propriedades.
 
O mutirão teve início há mais de 30 dias. De acordo com a Secretaria de Agricultura, a meta é recuperar mais de 8 mil quilômetros de estradas, totalizando 100% dos carreadores do município.
 
Para dar conta da demanda, a Prefeitura contratou serviços de mais duas máquinas moto niveladoras (patrol) que estão trabalhando junto com outras quatro do município.
 
A recuperação de estradas já vinha acontecendo nas principais vias onde passam linhas de ônibus e transporte escolar. Agora, com a intensificação e inserção dos carreadores, os produtores estão ainda mais confiantes.
 
Para o casal de agricultores, Luzia e Laurindo Cesário, que reside no sítio Cesário, Córrego Bela Vista, a ação - além de facilitar o escoamento do café, gera economia no bolso. “Há muito tempo, cerca de oito anos, não víamos este serviço aqui. Essa medida vai nos ajudar, e muito, na colheita do café, principalmente para meus filhos no trabalho diário. Transportar café em estradas ruins quebra muito o carro e a viagem fica demorada. Uma estrada dessa aqui é um adianto para nós, além de não ter que ficar consertando carro toda vez”, disse dona Luzia.
 
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Natalino Cassaro, a ideia é adiantar os serviços para quando chegar o momento de transportar a carga, as estradas atendam as necessidades do produtor. "Nesta época do ano registramos intenso movimento na zona rural, exigindo do poder público, ações para atender o agricultor. Nos concentramos nessa ação para beneficiar a mais importante economia do nosso município, que é a cafeicultura", destacou.