Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Nova Venécia terá Semana de Conscientização do Trânsito

Nova Venécia terá Semana de Conscientização do Trânsito

Na próxima segunda-feira (8) começa a Semana de Conscientização no Trânsito em Nova Venécia. O movimento conta com uma extensa programação, que vai até a sexta feira (11).

Durante o período, serão realizadas várias ações: blitz educativa, simulador de impacto, panfletagem, palestras educativas, orientações, caminhada pela paz, entre outras.

O simulador de impacto vai ficar cada dia em um ponto da cidade. Desenvolvido para as pessoas terem uma experiência sobre como é um acidente, o simulador é aberto a pessoas com mais de 14 anos de idade, e quem passa por ele sente como seria uma colisão de carro a 5 km/h. Ainda que em baixa velocidade, a pessoa sente o impacto e o corpo sendo projetado para frente. Com isso, acaba refletindo sobre como seria um acidente a 100 km/h, por exemplo, e se conscientiza sobre a importância do uso do cinto de segurança.

A campanha ocorre simultaneamente em vários municípios do país e tem a intenção de reduzir os números de acidentes, tendo em vista que a maior causa de acidentes de trânsito ainda é a imprudência.

O objetivo é sensibilizar a população sobre a necessidade da adoção de comportamentos seguros no trânsito, com ênfase nas consequências da associação de bebida alcoólica e direção.

Durante todo o mês de maio as luzes da Passarela de Nova Venécia serão mantidas na coloração amarela para fazer referência à campanha “Maio Amarelo”.

Curiosidade

Dirigir pelas ruas e estradas do Brasil significa risco constante aos motoristas e pedestres. Ao menos é o que aponta o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), sinalizando que entre 2010 e 2014, foram contabilizadas, em média 43 mil mortes por ano no país, chegando a mais de 215 mil óbitos em 5 anos. É como se uma pessoa perdesse a vida a cada 12 minutos no trânsito brasileiro.

 

Confira programação em anexo