Secretaria de Educação inaugura abertura de nova sala em escola no Guarabu

Muita alegria e comemoração durante a inauguração da reforma e ampliação da escola Professora Maria Magdalena Magnago Cardoso, situada no Córrego Guarabu, em Nova Venécia, nesta quinta-feira (11). Esta é mais uma ação positiva da Secretaria Municipal de Educação.

Além da reforma de toda escola, uma nova sala foi aberta para atender alunos da educação infantil – pré-escola, que até então não existia no local.

Durante a inauguração, alunos e pais de alunos prestigiaram apresentações culturais apresentadas pelos próprios estudantes do local e dos CMEI’s Romeu Cardoso e Vera Lúcia Galvão. Na oportunidade, também foram apresentados os professores e funcionários que vão atuar no local.

Com a reforma, a escolinha passa a receber outras disciplinas. De acordo com a secretária Municipal de Educação, Risonete Maria Oliveira Macedo, essa é a 15ª sala da educação infantil aberta no interior de Nova Venécia durante a gestão de Lubiana Barrigueira. “Com essa, somamos 15 turmas para atender alunos da pré-escola no interior. Nosso objetivo é levar para as crianças do campo os mesmos direitos das escolas do centro urbano. Queremos a universalização da educação infantil e por isso temos priorizado a implantação da pré-escola no campo. Esse fator impacta diretamente na qualidade de vida das famílias campesinas, proporcionando condições para que permaneçam no interior”, disse a Secretária.

A diretora da escola, Uagna Coser Juliatti, fez questão de lembrar a dedicação da secretária Risonete no objetivo de valorizar a interiorização da educação. “Acompanho as ações e vejo a preocupação em levar qualidade no ensino para quem mais precisa. Uma ação como esta beneficia diretamente dezenas de famílias que não têm condições de levar os filhos para estudar em locais mais distantes. Uma iniciativa nobre que fortalece as famílias do campo. Nunca tivemos educação infantil aqui no Guarabu e agora, com essa pré-escola, nossas famílias estão se sentindo acolhidas”, afirmou a diretora.

O evento também contou com a presença do vereador José Luiz do Cricaré, que abraçou a ideia desde o início do projeto.

A moradora do local, Alcimone Batista de Jesus, tem cinco filhos. Duas crianças já estudam na escola Maria Magdalena e agora, com a abertura da nova sala, outros dois de seus filhos também serão incluídos. “Isso para mim foi maravilhoso. Agora meus filhos vão ficar aqui do lado de casa, sem precisar percorrer longa distância todos os dias. Com isso eu também economizo dinheiro porque não preciso mais ficar levando as crianças todos os dias ao ponto de ônibus que ficava longe. E ainda tudo mais seguro”, afirmou.

Outra moradora, Rosiane Neves, toma conta da netinha que também vai estudar na nova escolinha. “Ficou muito melhor porque agora temos uma escola aqui dentro da nossa casa. Antes demorava meia hora para ir e meia hora para voltar. Agora? Cinco minutinhos no máximo. Estou muito contente”, diz em tom emocionado.

A escola Maria Magdalena Magnago Cardoso conta com 23 alunos matriculados nas séries multisseriada e pré-escola.