Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Sítio “Sonho Realizado” recebe visita de estrangeiros

Sítio “Sonho Realizado” recebe visita de estrangeiros

 

Na tarde desta quarta-feira (17), o sítio “Sonho Realizado”, aberto na semana passada para turismo em Nova Venécia, recebeu visita de duas estrangeiras que estiveram no local para conhecer o trabalho realizado voltado para agroecologia e turismo ecológico.

A educadora, Raquel Torrecillas, e a dona de Casa, Joaquina Garrido, ambas da Espanha, puderam ver de perto as hortas orgânicas e conhecer um pouco mais do sítio. O que mais chamou a atenção foi a qualidade e o preço dos produtos. Esta é a segunda passagem das visitantes pelo Brasil.

“É bom conhecer melhor o turismo agroecológico do Brasil. Na Espanha o custo de alimentos orgânicos é muito alto, até por causa do clima para se produzir, e poucas pessoas utilizam da técnica de fazer hortas em casa, mas é excelente o trabalho, conhecemos plantas que nunca tínhamos visto”, disse Raquel, que reside na cidade de Astúrias.

Elizeu Falcão, proprietário do sítio, usa os recursos da natureza para combater lagartas, pulgões e outros insetos. No local é utilizado folha de mamona, leite e urina de vaca, que são repelentes naturais. Além disso, urina dos bovinos possui ureia, que também é aproveitada para o enriquecimento do solo. Palhas de café e restos de comidas são usados como compostos para adubo orgânico. Galinhas da propriedade também são alimentadas de forma natural, com verduras e aipim.

O sítio

Situado no Assentamento Córrego Alegre, em Nova Venécia, o sítio Sonho Realizado produz alimentos orgânicos desde 2009, dentro de uma visão ambientalmente sustentável. Hortifrutigranjeiros são produzidos de forma natural sem utilização de inseticidas e adubos sintéticos.

A propriedade é composta por 8,6 hectares, sendo que metade é ocupada por floresta nativa, tornando-se referência em todo o município. Graças ao trabalho realizado, o sítio recebe visitas de estrangeiros, estudantes locais e de órgãos ambientais, onde é feito um trabalho de turismo pedagógico.

A preocupação socioambiental rendeu à propriedade o Selo OCS, concedido pelo Ministério da Agricultura para propriedades que utilizam ideias simples e ao mesmo tempo inovadoras na produção, levando-se em conta o aspecto ambiental.

Sinalização

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo instalou placas de sinalização que foram feitas para auxiliar na localização de áreas com potencial turístico como é o caso do sítio agroecológico "Sonho Realizado". No local se encontram várias opções para visitas e estudos, turismo pedagógico, turismo rural, produtos orgânicos e artesanatos.