Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Projeto “A Vida Continua” agora contempla pré-natal odontológico

Projeto “A Vida Continua” agora contempla pré-natal odontológico

Na última quarta-feira (31), foi iniciado o ciclo de seis palestras de três módulos voltados para gestantes inseridos no projeto “A Vida Continua”, desenvolvido pelo setor de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia.

O programa, que é pioneiro no estado do Espírito Santo, agora conta também com atendimento de pré-natal odontológico. Antes, em relação à saúde bucal, as gestantes contavam apenas com orientações por meio de palestras mensais. Em média 40 gestantes são atendidas por mês.

De acordo com a coordenadora do SISVAN, Elvira Angela Mantovanelli Amorim, o projeto tem gerado resultados positivos. “Este projeto é uma inciativa da Secretaria de Saúde e SISVAN, onde podemos fazer uma melhor preparação das futuras mamães, promovendo capacitação profissional e orientado sobre os cuidados que devem ser tomados durante a gestação”, frisou.

 A cirurgiã-dentista, Maria Luzia Dobrovosky de Oliveira, especialista em saúde coletiva, é a responsável pela orientação em saúde bucal às gestantes e pelo acompanhamento dos bebês a partir do sexto mês até os três anos de idade. Já a nutricionista Rahyza Valbuza fica com a responsabilidade de orientar sobre a forma correta de alimentação.

Durante o acompanhamento, as gestantes são encaminhadas para o atendimento de pré-natal odontológico, realizado por profissionais lotados nas unidades de Estratégia de Saúde da Família e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Durante o pré-natal odontológico, o cirurgião-dentista avalia o estado de saúde bucal da gestante e realiza os procedimentos necessários com o objetivo de evitar o agravamento de problemas já instalados e prevenir doenças na cavidade bucal.

A inclusão do pré-natal odontológico no programa garante à gestante atendimento conforme a necessidade de tratamento, gerando melhor qualidade de vida e saúde para a gestante e o futuro bebê.