Unidade de Saúde do bairro Altoé quase pronta

Os moradores dos bairros Altoé e Dom José Dalvit, em Nova Venécia, estão prestes a receber uma Unidade de Saúde novinha. A obra está em fase de conclusão, faltando apenas a parte de acabamento.

Construída no ano de 1996, a antiga unidade “Wilson Dames Sélia” funcionava com estrutura precária. Desde então, apenas uma pequena reforma havia acontecido em outubro de 2004.

Para construir a atual Unidade, foi necessário demolir a antiga. A nova UBS conta com 302,63 metros de área construída e terá consultórios médicos, consultório odontológico, sala de vacinação e enfermaria, além da parte administrativa.

O investimento é de R$546.608,19, sendo que R$408 mil são provenientes de recursos do Ministério da Saúde e R$138.608,19 de contrapartida do município.

A Unidade atenderá aos serviços do Programa de Saúde da Família, que tem o objetivo de desenvolver ações de prevenção, promoção e proteção à saúde do indivíduo, da família e da comunidade, prestando assistência integral no local e no domicílio de forma contínua, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população, intervindo sobre os fatores de risco no qual a população está exposta.

Em especial, a construção da nova UBS do bairro Altoé ampliará o acesso aos usuários, uma vez que as novas instalações serão mais modernas e amplas.

Há 20 anos morando no bairro, Celino Oliveira está otimista para ver a Unidade em funcionamento. “Estamos acompanhando a obra e vejo que vai ficar ótima, com tudo aquilo que a gente precisa. Vamos ter conforto e qualidade no atendimento. É tudo o que nós queremos”, comemora.

Moradora do bairro Dom José Dalvit (situado ao lado do Altoé), Maria Aparecida Pereira também será uma das beneficiadas com a iniciativa. “Está ficando uma obra linda e vemos que o município está se empenhando para oferecer para nós o que há de melhor. Sou muito grata à atual administração de Nova Venécia que está olhando com carinho para nós e se dedicando para levar qualidade de vida para as comunidades mais carentes”, exalta.

Com a nova Unidade de Saúde, a equipe poderá humanizar todos os atendimentos ambulatoriais e a educação em saúde (ampliação dos consultórios médicos, enfermeiro, dentista, recepção, sala de coleta de preventivo, sala de vacina, sala de procedimentos, esterilização, copa e auditório, trabalhando assim, a prevenção e promoção da saúde que é um dos principais objetivos da Atenção Primária. A previsão é de que cerca de quatro mil pessoas sejam beneficiadas com atendimento no local. Por enquanto, a comunidade está sendo atendida em um local provisório.