Farmácias cidadãs de Nova Venécia já distribuíram mais de 30 mil medicamentos em 2017

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia emitiu relatório dos atendimentos ofertados nas farmácias cidadãs Municipal e Estadual. O balanço faz referência ao ano de 2017 e aponta que de janeiro até maio, 30.041 medicamentos foram distribuídos gratuitamente para a população.

Somente da Farmácia Cidadã Municipal, a população teve acesso a 20.517 medicamentos considerados essenciais, que compõem uma lista padronizada com 156 itens, todos gratuitos. São medicamentos da atenção básica que atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população.

Já a Farmácia Cidadã Estadual disponibilizou nesse período 9.524 remédios de alto custo para tratamento de doenças crônicas e de tratamento prolongado, dentro de uma lista de 252 medicamentos direcionados para dietas infantis e adultas. Além de Nova Venécia, onde está instalada, a Farmácia Cidadã Estadual atende usuários dos municípios de Barra de São Francisco, Águia Branca, Ecoporanga, Boa Esperança, Vila Pavão, São Gabriel da Palha, Vila Valério e Água Doce do Norte.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre Município, Estado e União, por meio de um Programa de Assistência Farmacêutica, onde o cidadão conta com conforto diante de uma estrutura física adequada, ambiente climatizado, informação, segurança e orientação para o uso racional de medicamentos.