Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Farmácias cidadãs de Nova Venécia já distribuíram mais de 30 mil medicamentos em 2017

Farmácias cidadãs de Nova Venécia já distribuíram mais de 30 mil medicamentos em 2017

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia emitiu relatório dos atendimentos ofertados nas farmácias cidadãs Municipal e Estadual. O balanço faz referência ao ano de 2017 e aponta que de janeiro até maio, 30.041 medicamentos foram distribuídos gratuitamente para a população.

Somente da Farmácia Cidadã Municipal, a população teve acesso a 20.517 medicamentos considerados essenciais, que compõem uma lista padronizada com 156 itens, todos gratuitos. São medicamentos da atenção básica que atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população.

Já a Farmácia Cidadã Estadual disponibilizou nesse período 9.524 remédios de alto custo para tratamento de doenças crônicas e de tratamento prolongado, dentro de uma lista de 252 medicamentos direcionados para dietas infantis e adultas. Além de Nova Venécia, onde está instalada, a Farmácia Cidadã Estadual atende usuários dos municípios de Barra de São Francisco, Águia Branca, Ecoporanga, Boa Esperança, Vila Pavão, São Gabriel da Palha, Vila Valério e Água Doce do Norte.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre Município, Estado e União, por meio de um Programa de Assistência Farmacêutica, onde o cidadão conta com conforto diante de uma estrutura física adequada, ambiente climatizado, informação, segurança e orientação para o uso racional de medicamentos.