Prefeitura recupera estrada na região da APA Pedra do Elefante

Ação faz parte do projeto “Campo Vivo” de incentivo ao fortalecimento do agroturismo em Nova Venécia

Consciente da dimensão e importância do projeto “Campo Vivo”, de fortalecimento ao agroturismo em Nova Venécia, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está com boa parte da frota de máquinas concentrada na região da APA Pedra do Elefante, trabalhando na reabertura e recuperação de estradas. São duas caçambas, uma pá carregadeira, uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora (patrol) e um caminhão pipa.

Nesta semana, os trabalhos estão sendo realizados no trecho que liga do asfalto da rodovia do Café (entrada do britador), até o final do asfalto do projeto Caminhos do Campo, na comunidade de Santo Antônio. Além da reabertura da via, estão sendo feitos serviços de patrolamento e cascalhamento com pó de brita.

Para melhorar a visibilidade dos motoristas, alguns morros estão sendo diminuídos com a retirada de terra para suavizar a inclinação, o que vai favorecer a visibilidade dos motoristas. Até o momento, três bueiros para o escoamento de água da chuva já foram feitos com a colocação de manilhas 0.40, 0.60 e 0.80.

Acompanhando de perto os trabalhos, o prefeito Lubiana Barrigueira falou de sua intenção em criar boas condições aos produtores que querem fazer do agroturismo, fonte de emprego e renda. “Essa é uma região onde o turismo já apresenta certa força. Estamos agora criando condições de acessibilidade para atrair maior número de turistas. Somente nesse trecho temos turismo de aventura, turismo religioso e um forte potencial na fazenda da Dona Ercila com uma culinária incrível, natureza exuberante, além de toda a história local. Essa é a região onde se instalou o Barão de Aymorés, ou seja, é o berço do nosso município”, explica o prefeito ao afirmar que após essa etapa, outras regiões também serão contempladas com a ação.

Outras ações

Neste ano o projeto “Campo Vivo” entrou em uma nova etapa. Além da recuperação de estradas, já foram ofertados cursos e capacitações para gestores de turismo, instaladas placas de sinalização no interior, início da elaboração de um plano de mídia para divulgação do agroturismo, entre outras ações. Tudo com o objetivo de criar condições aos produtores interessados em explorar o potencial de sua propriedade.

O projeto de fortalecimento do turismo de Nova Venécia é realizado pelas secretarias de Cultura e Turismo, Agricultura, Meio Ambiente, Obras, Indústria e Comércio, Assessoria de Comunicação, entre outros setores da administração que atuam de forma integrada.