Prefeitura realiza lançamento do Serviço de Inspeção Municipal

A Prefeitura de Nova Venécia realizou na manhã de terça-feira (11), o lançamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A solenidade ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Estiveram presentes o vice-prefeito Adelson Salvador, secretários municipais, representantes de associações, produtores rurais e vários seguimentos do comércio.

Para Adelson Salvador, “é um marco para agricultura e para o consumidor local, pois possibilita o produtor expor e vender seu produto, tanto nas feiras quanto nos supermercados da cidade, agregando valor à agropecuária e demostrando segurança para quem consome”.

A ideia do SIM é atrair principalmente produtores rurais empreendedores que trabalham com a fabricação e comercialização de produtos de origem animal. A criação do Serviço possibilita ao produtor a ampliação dos negócios a partir da orientação sobre alimentos industrializados, no tocante à importância de estar em conformidade com as normas sanitárias da legislação específica.

O SIM controla a qualidade de produtos como carnes, ovos, queijos, embutidos, mel, doces, entre outros, certificando com o Selo de Garantia os produtores que se enquadram nas normas. Junto a isso, possibilita que pequenas empresas e empreendedores possam crescer com os negócios, saindo da clandestinidade, transformando-os em empresários que geram emprego e renda e ao mesmo tempo, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança.

“Vamos legalizar o trabalho do produtor e mostrar à população de onde vem esse produto. É um objetivo que já vinha sendo desenvolvido na Secretaria de Agricultura e que agora colocamos em prática”, disse Natalino Cassaro, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Venécia.

O Selo SIM abre as portas para o produtor ampliar seus negócios, uma vez que possibilita a comercialização junto a grandes estabelecimentos comerciais como supermercados, padarias, mercearias, entre outros. Com a ação, o pequeno produtor ganha condições iguais de competitividade junto ao mercado.

O empresário do ramo supermercadista, Adilson Betim, pretende trabalhar com produtos inspecionados no município. “É interessante o produtor adquirir o selo, pois assim ficamos autorizados a comprar e vender em nosso estabelecimento esses produtos. Temos várias coisas de ótima qualidade que já apresentam grande saída nas feiras. A partir dessa ação, com certeza muitos clientes vão procurar e eu como supermercadista tenho a intenção de colocar os produtos fabricados em nosso município no mercado”, frisou.

Além de beneficiar empreendedores e consumidores e fomentar o turismo, o SIM é garantia de mais qualidade e confiabilidade, o que gera mais credibilidade na hora de comercializar.