Caminhada marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata em Nova Venécia

Caminhada_novembro_azul_siteUma caminhada realizada pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta segunda-feira (17), marcou o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O evento, que contou com a presença do Prefeito, Secretário de Saúde e profissionais de saúde do município, faz parte da Campanha Novembro Azul, mês dedicado a fortalecer a saúde do homem.

“Essa caminhada é um meio de despertar a atenção da nossa população masculina para que possa se cuidar mais, e fazer a diferença na qualidade de vida”, disse o Secretário de Saúde.

A concentração realizada em frente ao Ginásio de Esportes, Getúlio Martins seguiu pelas ruas do centro da cidade até a Praça do Imigrante. O evento culminou com a distribuição de panfletos no comércio.

“Estamos trabalhando para construir uma saúde que atenda não só os homens, mas a população de um modo geral. Em nosso governo, aumentamos o repasse do Hospital São Marcos e em breve teremos o nosso Centro de Especialidades funcionando. Também iremos inaugurar dentro de alguns dias, cinco novas unidades de saúde em nosso município. Aos poucos estamos cumprindo o nosso compromisso com a população”, destacou o Prefeito.

O câncer de próstata é o tipo mais comum em homens. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 68.800 casos da doença em 2014. No Espírito Santo, de acordo com os dados da instituição, ocorrerão cerca de 1.580 novos casos até o final deste ano.

Câncer de Próstata

Câncer de próstata ou cancro da próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um cancro/tumor na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle.

Estas células podem se espalhar (metástase) a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, especialmente ossos e linfonodos. O câncer de próstata pode causar dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil e outros sintomas.