Prefeito palestra durante Semana do Fazendeiro em Viçosa

Barrigueira palestra durante Semana do Fazendeiro em Viçosa

A convite da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, esteve na última sexta-feira (21), na 88ª Semana do Fazendeiro, onde proferiu palestra sobre suas experiências como prefeito. Na oportunidade, o chefe do executivo veneciano apresentou as ações desenvolvidas e aplicadas por meio do projeto “Campo Vivo” que deram ao município de Nova Venécia títulos importantes nos cenários estadual e nacional como o Prêmio de Prefeito Empreendedor; Selo Unicef Município Aprovado; primeiro munícipio do Espírito Santo que mais favorece a micro e pequena empresa; segundo município em geração de empregos conforme o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); 20º município do país em qualidade de vida e 4º no quesito Pilar Econômico entre os municípios com até 50 mil habitantes, destaque em responsabilidade social, entre outros.

Cerca de 400 estudantes de várias áreas lotaram o auditório da Universidade para prestigiar a palestra. Foram mostradas ações que melhoraram a infraestrutura e favoreceram os cidadãos instalados no meio rural e também no centro urbano. Iniciativas como o Programa Municipal de Construção de Barragens em parceira com o produtor; incentivos ao pequeno produtor no início da produção; garantia de aquisição de alimentos por meio do PAA em benefício de famílias carentes; merenda escolar; construção de escolas; oferta de locais como o Hortomercado Municipal para comercialização de produtos; cursos; recuperação e reabertura de estradas para facilitar o escoamento da produção; fomento ao turismo; investimentos em carros, máquinas e implementos agrícolas; unidades de saúde, entre outras inúmeras ações, direcionadas em grande parte para o fortalecimento do pequeno produtor e empreendedor.

Na ocasião, Barrigueira também falou do atual cenário político brasileiro e a importância de ter pessoas comprometidas com uma política séria. “Esses resultados são os frutos que nós colhemos graças ao comprometimento de toda a nossa equipe, que trabalha com responsabilidade e competência. É respeito com o dinheiro público e principalmente com os cidadãos.

Nossos projetos são voltados para o bem estar da sociedade como um todo, gerando oportunidades para que os pequenos produtores e empreendedores cresçam e tenham condições iguais de competir nesse mercado tão concorrido”, disse o chefe do executivo.

O estudante de Agronomia, Lucas Lira, gostou do que presenciou e elogiou a apresentação. “O projeto Campo Vivo tem que servir de modelo para outras gestões municipais. Precisamos mesmo de iniciativas assim para que todos tenham oportunidade de crescer. São ações que beneficiam o coletivo e favorecem toda a sociedade. O prefeito de Nova Venécia e sua equipe está de parabéns”, disse.

A Semana do Fazendeiro reúne, anualmente, produtores e empresários rurais de todos os estados brasileiros.

Palestra em Brasília

O prefeito Barrigueira tem sido referência quando o assunto é gestão pública, inclusive palestrou recentemente em Brasília para cerca de mil pessoas, entre prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento.