Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Barrigueira se reúne com presidente da Cesan para viabilizar abastecimento de água no Polo II

Barrigueira se reúne com presidente da Cesan para viabilizar abastecimento de água no Polo II

Durante reunião, o prefeito também tratou sobre a ampliação do projeto de tratamento de esgoto no município e retomada de obras no interior

Durante sua ida a Vitória na última segunda-feira (24), o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, esteve na sede da Cesan, onde se reuniu com o presidente, Pablo Ferraço Andreão, para tratar sobre algumas ações prioritárias a serem implantadas em Nova Venécia.

Um dos assuntos da reunião foi em relação ao abastecimento do Polo Industrial II, Darcílio Duarte Santos, com água tratada. Para que o projeto seja executado, será preciso fazer uma adutora da Rua Colatina, até o polo.

Segundo Barrigueira, essa é uma meta da administração e os investimentos são necessários uma vez que fomenta a geração de emprego e renda, por meio do incentivo à instalação de novas empresas e ampliação de empreendimentos já existentes. “Já demos passos importantes em relação ao nosso Polo Industrial, abrindo espaços para que micro e pequenas empresas, inclusive dos ramos de comércio e serviços, se instalem no local. Agora estamos criando condições para que os empresários possam produzir e água tratada é fundamental para que isso ocorra. Já temos energia de boa qualidade, agora contamos com essa parceria junto à Cesan”, projeta Barrigueira.

Diante das reivindicações do município, o projeto já foi elaborado pela Cesan. O prefeito agora tem lutado pela execução da obra junto ao Estado. Ainda de acordo com Barrigueira, a expectativa é que a classe empresarial receba boas notícias nos próximos meses. “O presidente da Cesan se comprometeu em levar a proposta para a análise da diretoria. Já nos antecipou que é um projeto muito importante e sinalizou de forma positiva devido à viabilidade econômica que esta iniciativa vai trazer. É um grande projeto que vai gerar inúmeros ganhos para o município e consequentemente o estado também ganha. Para isso contamos com o nosso Governo”, afirma.

O encontro também contou com a presença da coordenadora de Administração Contratual da Cesan, Terezinha de Jesus Servino Ribeiro, e da diretora Operacional, Sandra Sily.

No final da reunião, o prefeito Barrigueira fez questão de agradecer o governador Paulo Hartung e o presidente da Cesan, Pablo Ferraço, pelas parcerias firmadas junto ao município. “Reconhecemos e somos muito gratos a todo o apoio que Nova Venécia vem recebendo nesse sentido”, finaliza.

Ampliação do projeto de tratamento de esgoto para outros bairros em discussão

Aproveitando a reunião junto ao presidente da Cesan, Pablo Ferraço Andreão, o prefeito Lubiana Barrigueira reiterou o pedido de ampliação do projeto de tratamento de esgoto, implantado em Nova Venécia, para outros bairros que não foram contemplados.

Na oportunidade, Barrigueira afirmou que o município está adiantado em relação à preparação da documentação exigida para que o projeto seja ampliado para os bairros São Cristóvão, Alvorada, Bela Vista e parte do Córrego da Serra. Com esses locais inseridos, Nova Venécia terá 90% de seu esgoto tratado. Os recursos para a execução dessas obras giram em torno de R$ 9 milhões.

Na mesma ocasião, também foi tratado sobre a possibilidade de inserir o bairro Aeroporto. “Já temos esse projeto pronto. Se formos atendidos também com o bairro Aeroporto, vamos ter 100% do esgoto tratado em nossa cidade”, conclui Barrigueira.

Está sendo estudada a possibilidade de uma parceria de financiamento pelo Governo do Estado junto à Caixa Econômica Federal. Já o município faz a cessão do terreno para a Cesan, o que possibilita a construção de elevatórias para bombear os efluentes.

A Estação de Tratamento de Efluentes de Nova Venécia já foi concluída e está prestes a ser inaugurada em data ainda a ser definida pelo Governo do Estado. A informação foi confirmada pela Cesan.

Boa Vista e São Luiz Rei terão obras retomadas em estações de tratamento de água

A Cesan anunciou que está prevista na programação das próximas ações a retomada das obras no sistema de tratamento de água das comunidades de Boa Vista e São Luiz Rei. Uma ótima notícia para os moradores dos locais.