Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Profissionais da saúde participam de capacitação na Rede Cuidar

Profissionais da saúde participam de capacitação na Rede Cuidar

 

A prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma capacitação direcionada para profissionais da atenção primária. O curso aconteceu nesta terça-feira (25), na sede da Rede Cuidar, onde vai funcionar o Centro de Especialidades Médicas. A ideia é capacitar os profissionais para atuarem fazendo a triagem de pacientes antes de serem encaminhados para atendimento no Centro.

A capacitação, que vem acontecendo mensalmente, envolve médicos, enfermeiros, agentes de saúde, coordenadores de unidades de saúde, coordenadores de programas da atenção primária, dentistas, auxiliares de dentista, motorista, serviços gerais, entre outros.

O curso está em sua quarta etapa. Entre os assuntos abordados estão a rede de saúde integrada, questões ambulatoriais, atenção primária em saúde, oficina de território e vigilância em saúde e a organização da atenção aos eventos agudos das condições crônicas na atenção primária na saúde.

Com a iniciativa, o município projeta alcançar as metas de atendimento do Centro de Especialidades, onde o paciente deverá ser encaminhado para o Centro somente se houver a necessidade de acompanhamento mais rigoroso.

O prefeito Lubiana Barrigueira acompanhou a capacitação e disse que o Centro de Especialidades Médicas será referência para toda a região. “Temos ótimos profissionais e uma boa estrutura. Esse Centro é mantido por vários municípios e vamos ofertar atendimento para pacientes de toda a região. As obras foram concluídas e agora estamos capacitando profissionais para iniciar os atendimentos, de fato, em breve”, disse Barrigueira.