Findes inaugura Núcleo de Treinamento SESI/SENAI/IEL em Nova Venécia

findes_site_1A Federação das Indústrias do Espirito Santo (Findes) inaugurou na manhã desta quarta-feira (19), seu novo Núcleo de Treinamento SESI/SENAI/IEL em Nova Venécia.  A unidade foi entregue oficialmente em cerimônia que contou com a presença do Prefeito Municipal, o Presidente do Sistema Findes, Vice Presidente Institucional da Findes, Presidente da Câmara Municipal, entre outras autoridades.

A viabilidade da nova unidade foi possível, graças à parceria entre a Prefeitura que cedeu em 2013, o prédio que estava em desuso e a Findes que investiu R$ 218.133,80 na reforma da estrutura física e na criação de ambientes apropriados para atuação do Sesi-ES, Senai-ES e IEL-ES, como salas de aula multiuso e setor administrativo.

“A vinda do SESI/SENAI para o nosso município, faz com que novos profissionais de diferentes áreas da indústria possam se qualificar para mercado de trabalho. Não é só Nova Venécia que vai ganhar com esse empreendimento, mas toda a nossa região”, disse o Prefeito.

O Centro Integrado Sesi/Senai  cria a oportunidade  para capacitar  profissionais para suprir  demandas das empresas venecianas e de cidades vizinhas nas áreas de: Auxiliar de Logística; Almoxarife; Auxiliar Administrativo; Segurança no Trabalho - NR 10; Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade - NR 10; Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas Proximidades - NR 10; Modelista; Costureiro Industrial do Vestuário - Tecido Plano; Costureiro Industrial do Vestuário – Malha; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Montador e Reparador de Computador; Programador WEB; Excel Avançado; Operador de Computador e Autocad.

O presidente do Sistema Findes destacou a importância da interiorização dos investimentos da Federação no desenvolvimento regional da indústria do Espirito Santo. “Trabalhamos juntos para criar projetos relevantes que atendam as necessidades dos diferentes setores produtivos e revelem novas potencialidades na região. Nosso Estado é muito pequeno para estar concentrado apenas na Grande Vitória. Quando promovemos a interiorização, estamos criando novas oportunidades para a população, gerando emprego e renda”, afirmou.

Perfil econômico da região

Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga, Nova Venécia e Vila Pavão, municípios que fazem parte do Núcleo da Findes em Nova Venécia e região acolhem 700 indústrias que, juntas, geram 7.282 empregos.

Destacam-se as empresas de extração e produção de granito/rochas ornamentais, inclusive com empreendimentos que fabricam o produto com maior valor agregado (chapas); a indústria da construção civil; e, na indústria de transformação, os segmentos de fabricação de produtos de minerais não metálicos, as indústrias alimentícias e a confecção de artigos do vestuário.

findes_site_4

findes_site_3