Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Nova Venécia discute Plano de Saneamento Básico e Gestão de Resíduos Sólidos

Nova Venécia discute Plano de Saneamento Básico e Gestão de Resíduos Sólidos

Com o objetivo de avançar na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), junto com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Prefeitura de Nova Venécia, realizaram mais uma reunião envolvendo representantes de segmentos da sociedade, indústria e secretarias municipais, nesta terça-feira (1º), para discutir as propostas dos programas, projetos e ações a serem implantados no município.

“Estamos na fase da elaboração de planos, projetos e ações. É a quarta etapa, e depois de seis - após a elaboração, o Plano vai virar a política municipal de saneamento básico”, explicou Juliana Carneiro, Assistente Social da Ufes.

Os municípios que não se adequarem à norma ficam impedidos de acessar os editais de investimentos federais nas áreas de abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem e resíduos sólidos.  

Após a conclusão do Plano, Nova Venécia terá 20 anos para executar as ações que envolvem quatro eixos: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Para o prefeito Lubiana Barrigueira, as ações são a garantia de qualidade de vida no futuro. “É um planejamento para organizar o município ainda mais nos aspectos de sustentabilidade, garantindo benefícios como a despoluição do rio Cricaré, tratamento de esgoto, e outras grandes ações”, disse.

A elaboração dos planos está acontecendo paralelamente em 12 municípios. A iniciativa é fruto de um contrato do Governo do Estado com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As cidades contempladas são: Alegre, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Iúna, Jaguaré, Marataízes, Muniz Freire, Pinheiros, Sooretama e Nova Venécia. Todos foram indicados pela Associação dos Municípios (Amunes).

O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.