Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Prefeito e Secretário de Saúde participam de seminário sobre a Rede Cuidar antes de inaugurar Centro de Especialidades em Nova Venécia

Prefeito e Secretário de Saúde participam de seminário sobre a Rede Cuidar antes de inaugurar Centro de Especialidades em Nova Venécia
 
O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, acompanhado do secretário Municipal de Saúde, André Willer Silva Fagundes, se reuniu na manhã da última quinta-feira (03), na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com prefeitos, secretários municipais de saúde, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado, representantes de órgãos do Executivo Estadual, entidades médicas, instituições de ensino da área da saúde, entre outros públicos, para o Seminário sobre a Rede Cuidar – A Nova Saúde Pública Capixaba.
 
Na reunião, foi apresentado o andamento do processo de planificação da atenção à saúde e o projeto de implantação da Rede Cuidar, com o objetivo de manter a transparência do trabalho que vem sendo feito e de aprofundar o conhecimento de todos sobre esses projetos prioritários da pasta.
 
Nova Venécia é o município piloto no projeto. A Rede Cuidar está em estágio avançado de implantação e chega para dar um novo rumo ao trabalho realizado no município e região. A previsão é de que dentro de 45 dias o Centro seja definitivamente inaugurado.
 
Para isso, 12 prefeituras locais se uniram com um objetivo: preencher as lacunas no atendimento da saúde da população e dar qualidade a este atendimento. “O Norte está bem avançado e Nova Venécia é o local onde a sede desse Centro de Especialidades está instalada. Na Rede Cuidar serão atendidos pacientes que realmente tiverem necessidade de atendimento especializado. Caso contrário, será atendido nos locais voltados para a atenção primária que são os ESF’s. O que não podemos é sobrecarregar a atenção secundária com casos que não são para atendimento especializado”, disse o secretário Municipal de Saúde, André Fagundes.
 
O vice-governador do Espírito Santo, Cesar Colnago, participou da reunião, assim como o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.
 
Colnago ressaltou a importância da Rede Cuidar. "Como médico sempre acreditei na saúde pública, principalmente na gestão qualificada e integrada para oferecer serviço que atendem às expectativas da população. A Rede Cuidar vai além da regionalização. É um salto na oferta de serviço público de saúde, que promove a completa integração e humanização do atendimento", afirmou.
 
O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, ressaltou que a Rede Cuidar é fruto do trabalho em conjunto da Secretaria da Saúde e das prefeituras, e que, sem esta interação, não seria possível. “A Rede Cuidar é o resgate do sentimento principal do SUS: cuidar da saúde das pessoas de forma contínua. O trabalho da porta de entrada e a correta classificação dos pacientes vão conduzir as pessoas à atenção especializada, que vai estar preparada para garantir consultas e exames mais perto de casa e com qualidade”, comentou.
 
O prefeito Barrigueira comentou o fato de Nova Venécia ser hoje um município referência em saúde, inclusive com a primeira Rede Cuidar instalada no Estado. “Traçamos um planejamento e conseguimos. É um sonho antigo que se realiza com essa grande conquista para a Saúde. Vamos ter uma grande mudança e ofertar às pessoas melhor qualidade de vida com a inauguração da Rede Cuidar Norte em nosso município. Me sinto honrado e muito feliz com esse feito”, disse.
 
Saúde próxima da população
 
Entre os benefícios da Rede Cuidar estão o atendimento mais próximo do cidadão, evitando deslocamento para a Grande Vitória, redução do tempo de espera para consultas e exames e um atendimento personalizado e humanizado. A novidade é que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) poderá realizar consultas e exames no mesmo local, com uma equipe multiprofissional, e sairá do atendimento com um plano de cuidado que inclui dicas de nutrição e de atividades físicas.
 
O que muda
 
O modelo de trabalho proposto pela planificação muda muito da rotina de hoje dentro da atenção primária, e é uma nova forma de fazer atendimento especializado. A abertura das unidades da Rede Cuidar é um processo de trabalho novo, em que a equipe de saúde da unidade produz um plano de cuidados para cada paciente. Esse plano é feito pelo conjunto de especialistas da unidade (médico, enfermeiro, nutricionista, educador físico, assistente social etc.) junto com o paciente, em função do problema de saúde do cidadão.
Assim, o paciente não mais será atendido por um especialista e sairá da consulta com uma receita médica e um pedido de exames. O atendimento vai gerar dentro da unidade um plano de cuidados, que vai ser gerenciado, no dia a dia, pela equipe de atenção primária do município onde esse cidadão mora. Então, existe uma interação muito grande entre a unidade de especialidades da Rede Cuidar e as equipes das unidades de Saúde da Família (USF’s).
 
A atenção primária vai acompanhar o paciente para ver se ele está seguindo a dieta recomendada, se está fazendo atividade física, se está cuidando de uma lesão do pé diabético, se está tomando a medicação de forma adequada, se os exames que ele tinha que fazer foram realizados, enfim, isso tudo vai ser gerido pela atenção primária. E os dois serviços, USF e Unidade Cuidar, vão interagir o tempo todo.