Dia da Consciência Negra é lembrado com atividades em Nova Venécia

O Dia Nacional da Consciência Negra comemorado no dia 20 de novembro foi lembrado em Nova Venécia na sexta-feira (21) com homenagens. Em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o Grupo Afrozumba promoveu a 4ª Caminhada da Consciência Negra.

O evento reuniu cerca de 500 pessoas, que deixaram a concentração em frente à Biblioteca Municipal por volta das 17h, em direção ao centro da cidade. Na Praça do Granito, várias manifestações foram realizadas, como: dança, apresentação de capoeira e música ao vivo.

“Passados mais de 126 anos da abolição no Brasil, ainda enfrentamos obstáculos de natureza estrutural para uma conquista verdadeiramente igualitária”, disse o músico e representante do Grupo Afrozumba, Robinho.
A Caminhada contou com a presença do Prefeito Municipal, Vice, Presidente da Câmara Municipal e demais vereadores, entre outras autoridades.

“É sem dúvida um trabalho brilhante dos movimentos sociais, que merecem atenção e respeito do poder público. Temos que valorizar a nossa cultura, e abordar a história afrodescente na sociedade brasileira é uma demonstração de carinho e amor pelo nosso próximo”, destacou o Prefeito.

Homenagem

Ainda na sexta-feira, na Casa de Pedra Perletti, aconteceu abertura da Exposição de Bonecas em memória a costureira, Maria de Souza Pestana A exposição que segue até a próxima sexta-feira (28), conta com artesanato, vestuário, gastronomia e religiosidade.

Nascida em Resplendor, Minas Gerais, no dia 26 de Abril de 1928, Maria de Souza Pestana, mãe de seis filhos, mudou-se para Nova Venécia em 1960, época em que começou a comprar bonecas e enfeitá-las com cabelos artificiais.

Comprava os canos com cabelos e modelava ao seu modo, bem como, vários apetrechos para enfeitar suas paixões. Entre os trabalhos está à lembrança de 15 anos de uma das netas (Deisyanne – hoje com 29 anos).

Visitação

Nos seus últimos anos de vida, Maria de Souza Pestana recebeu o incentivo do Artista Plástico, atual Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Nova Venécia, Anderson Sabino, que contribuiu doando bonecas. Para ela, era a maior alegria e presente, pois passava horas remodelando vestuários, brincos, pulseiras e sapatos. Maria de Souza Pestana Faleceu no dia 22 de dezembro de 2011, deixando inumeráveis bonecas.

Consciencia_01Consciencia_02Consciencia_03Consciencia_04Consciencia_05