Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Tudo pronto para inauguração da Rede Cuidar Norte

Tudo pronto para inauguração da Rede Cuidar Norte

Governador Paulo Hartung confirmou presença no momento tão esperado pela população de Nova Venécia e região

Está tudo pronto para a tão esperada inauguração da Rede Cuidar Norte de Nova Venécia, nesta sexta-feira, dia 15. O momento tão esperado pelos gestores e moradores dos 14 municípios que administram o Consórcio CimNorte (Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo) que vão utilizar os serviços ofertados na Unidade: Nova Venécia, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, que é vice-presidente do consórcio, falou da importância desse momento e que a descentralização da saúde é um sonho antigo da população que reside nesses municípios. “Está próximo de ser realizado este sonho. Estamos otimistas em iniciar os atendimentos aqui e retirar das estradas essas ambulâncias que vão diariamente para Vitória, em busca de atendimentos especializados. Agora os pacientes da nossa região terão atendimento médico e realização de exames mais perto de casa. Além de desafogar os atendimentos em Vitória, vamos ofertar qualidade de vida aos cidadãos. Obras como esta não são feitas individualmente e por isso nos unimos e agora vamos colher os frutos de forma coletiva”, disse o prefeito Barrigueira.

O governador do Estado, Paulo Hartung, e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, confirmaram presença no evento.

Em todo o Espírito Santo estão sendo construídas cinco unidades da Rede Cuidar e a mais avançada é a de Nova Venécia. No local, serão ofertados atendimentos em ginecologia, pediatria, neurologia, mastologia, endocrinologia, cardiologia, angiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, nefrologia, dermatologia, gastroenterologia e proctologia.

A princípio, a meta é atender 90 pessoas por dia. Cada paciente será avaliado por vários profissionais e não apenas por um especialista.

A solenidade de inauguração da Rede Cuidar Norte será nesta sexta-feira (15), às 9h, na sede da entidade, localizada no antigo parque de exposições de Nova Venécia. “Convidamos toda população para participar desse grande marco na saúde de Nova Venécia e região”, finaliza Barrigueira.

Atendimento diferenciado

Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deverá vir de encaminhamento das unidades de saúde de seu município. O Centro de Especialidades será voltada apenas para atendimentos ambulatoriais especializados e vai funcionar das 7h às 18h.

O paciente será acompanhado pela equipe de atenção primária do município onde reside, o que vai motivar uma inteiração entre a Unidade da Rede Cuidar e equipes dos Programas Saúde da Família (PSF) dos municípios.