Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Estado e municípios inauguram Rede Cuidar em Nova Venécia

Estado e municípios inauguram Rede Cuidar em Nova Venécia

Unidade será administrada pelos governos federal e estadual e 14 municípios que integram o Consórcio Cim Norte

Uma manhã de muita comemoração em Nova Venécia, com direito a uma belíssima apresentação da Banda da Polícia Militar, durante a tão esperada inauguração da Rede Cuidar Norte. O governador Paulo Hartung e os prefeitos dos 14 municípios que integram o Consórcio Cim Norte (Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo), estiveram reunidos nesta sexta-feira (15) em frente à Unidade para a realização da solenidade que marca o início do novo modelo de atendimento da saúde pública regional.

ASSISTA A MATÉRIA: 

Uma medida que traz o atendimento para mais próximo do cidadão, evitando deslocamento para a Grande Vitória. Uma ação voltada para a ampliação na oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera; atendimento personalizado e humanizado e resolutividade de até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, que é vice-presidente do Cim Norte, falou da importância dessa iniciativa e que a descentralização da saúde é um sonho antigo da população que reside nos municípios mais distantes da capital. “É a realização de um sonho antigo da população. Os atendimentos começam, de fato, nesta segunda-feira (dia 18). Estamos otimistas. Vamos retirar das estradas essas ambulâncias que vão diariamente para Vitória com pacientes que buscam atendimentos especializados. Agora os pacientes da nossa região terão atendimento médico perto de casa. Além de desafogar os atendimentos em Vitória, vamos ofertar qualidade de vida a esses cidadãos. Obras como esta não são feitas individualmente e por isso nos unimos e agora vamos colher os frutos de forma coletiva”, disse o prefeito Barrigueira.

O presidente do Cim Norte, prefeito de Mucurici, Dr. Osvaldo Fernandes de Oliveira Junior, enalteceu a luta constante dos municípios envolvidos e disse que é preciso continuar focado para que as coisas aconteçam de fato. “Ainda temos muito pela frente. Os desafios são maiores agora e devemos continuar unidos para conseguirmos ofertar a qualidade que realmente a população merece”, lembra.

Em todo o Espírito Santo estão sendo construídas cinco unidades da Rede Cuidar. A primeira inaugurada foi a de Nova Venécia. O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, destacou que a união dos municípios foi fundamental para que o projeto saísse do papel. “A união desses municípios foi essencial para inaugurarmos essa tão esperada obra. Esse modelo de gestão deve ser seguido também por municípios instalados em outras regiões do estado, para que possamos colher frutos como este, de forma coletiva. A Rede Cuidar vai mudar a qualidade da saúde dos pacientes. Vamos avançar muito na oferta de atendimentos especializados. A ideia é começar devagar e ir crescendo à medida que a unidade for funcionando”, afirma o secretário.

Após a assinatura do contrato de funcionamento, pelo governador e prefeitos dos 14 municípios, Paulo Hartung destacou que o projeto marca uma nova era da saúde no estado. “Vai mudar a nossa realidade. Vamos humanizar os atendimentos para quem precisa de consultas e exames. O Sistema Único de Saúde tem que ser descentralizado e é isso o que estamos fazendo”, concluiu o governador.

Após descerrar a placa de inauguração, o público presente se dirigiu à parte interna da Unidade para conhecer as instalações da Rede Cuidar.

Várias autoridades políticas estiveram presentes no evento: senador Ricardo Ferraço, deputados federais e estaduais, secretários estaduais, prefeitos, vereadores, secretários municipais, entre outras.

Os municípios que integram o Cim Norte e vão utilizar os serviços ofertados na Rede Cuidar Norte são: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Atendimentos

Na Rede Cuidar Norte, serão ofertados atendimentos em ginecologia, pediatria, neurologia, mastologia, endocrinologia, cardiologia, angiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, nefrologia, dermatologia, gastroenterologia e proctologia.

A perspectiva é de que, quando estiver em pleno funcionamento, sejam atendidos centenas de pacientes por dia. No local, o paciente será avaliado por vários profissionais e não apenas por um especialista.

Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deverá vir de encaminhamento das unidades de saúde de seu município. A Unidade será voltada apenas para atendimentos ambulatoriais especializados.

O paciente será acompanhado pela equipe de atenção primária do município onde reside, o que vai motivar uma inteiração entre a Unidade da Rede Cuidar e equipes dos Programas Saúde da Família (PSF) dos municípios.

O funcionamento será das 7h às 18h, a partir da próxima segunda-feira (19).

Monumento

Após terminar a solenidade de inauguração da Rede Cuidar, o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, descerrou a placa e fez a inauguração do monumento feito de granito, em homenagem à cafeicultura local. A escultura foi instalada no trevo de Nova Venécia, na saída para os municípios de Boa esperança e Vila Pavão.