Prefeitura inicia campanha “Outubro Rosa” de combate ao câncer de mama

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. O ditado popular serve para exemplificar a importância da prevenção do câncer de mama. Afinal, esse tipo de câncer é o que mais mata mulheres em todo o Brasil, sendo o segundo tipo em incidência geral, atrás apenas do câncer de pele. Em contrapartida, a prevenção, simples e eficaz, começa pela conscientização das mulheres.

É com esse propósito que a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se une mais uma vez à campanha Outubro Rosa, realizada para que as mulheres fiquem alertas para essa grave ameaça à saúde.

A campanha começou nesta segunda-feira (02), na Praça do Imigrante. Durante o primeiro dia da ação, foi realizada panfletagem educativa, aferição de pressão e testes de glicemia por alunos de enfermagem da faculdade Multivix, orientação com psicólogo do Hospital São Marcos e estudantes de psicologia, sorteio de brindes, palestra e orientações com profissionais da área de saúde. Para marcar o momento, agentes de saúde e voluntários realizaram soltura de balões rosa, colorindo todo o céu veneciano.

Para o prefeito Lubiana Barrigueira o evento serve para chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção. “Esperamos que a população entenda que é necessário realizar os exames de Papa Nicolau e o preventivo. O município dará todo o suporte para as mulheres nessa campanha, tanto em relação aos agendamentos quanto aos exames”, disse.

Além da oferta de exames de mamografia em todas as unidades básicas e estratégias de Saúde da Família, os pacientes receberão orientações sobre o autoexame das mamas no momento das coletas dos preventivos.

Atendimento em horário diferenciado

Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia também vai trabalhar com um horário diferenciado de atendimento com o intuito de realizar com mais eficácia o exame preventivo de câncer de útero, no Centro Regional de Saúde e Pronto-Atendimento da cidade.

“Iremos estender em horários alternativos as coletas de preventivos até às 21h na Secretaria de Saúde. Além disso, serão ofertadas palestras sobre planejamento familiar nos bairros, entre outras atividades desenvolvidas com o mesmo tema”, disse o secretário de Saúde, André Willer Silva Fagundes.

Caminhada “Outubro Rosa”

No dia 16 de outubro será realizada uma caminhada pelo Centro de Nova Venécia, tendo como ponto de partida e de chegada a Praça do Imigrante. A caminhada vai contar com a participação de toda comunidade veneciana.

Passarela em tom de rosa

Ao longo de todo o mês de outubro, a passarela Giusepe Campo Dall‘orto, em Nova Venécia, será iluminada na cor rosa para fazer referência à campanha.

A tonalidade remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A ideia é levar a sociedade à reflexão sobre a importância da conscientização para a prevenção do câncer de mama.