Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Programa de Fortalecimento do Turismo Rural é lançado em Nova Venécia

Programa de Fortalecimento do Turismo Rural é lançado em Nova Venécia

Solenidade contou com a participação de diversas autoridades do estado, prefeitos e representantes da sociedade organizada

O município de Nova Venécia e toda região deu um grande passo para o desenvolvimento com o lançamento do Projeto de Fortalecimento do Turismo Rural, realizado na última sexta-feira (29), durante solenidade realizada na Gameleira – região da APA Pedra do Elefante.

Durante o principal momento do evento, que teve como tema “Um Novo Olhar pelo Turismo Rural de Nova Venécia e Região”, o ex-prefeito de Gramado-RS, Nestor Tissot, realizou uma palestra sobre as possibilidades que podem ser exploradas na região. “Quando o turismo começou em Gramado, não tínhamos o que existe aqui em Nova Venécia. Vocês são privilegiados com essas montanhas, natureza, cachoeiras e outros atrativos. Nova Venécia está bem localizada e isso é mais um diferencial para desenvolver o turismo. O prefeito Barrigueira está de parabéns por dar esse pontapé inicial. O turismo é geração de emprego e renda e movimenta toda a cadeia econômica, desde a cidade até o interior. Para se ter ideia, Gramado tem pouco mais de 40 mil habitantes e hoje existem 150 hotéis. Cerca de 90% da nossa economia é proveniente do turismo. Além disso, todo o comércio é beneficiado”, disse.

Após a palestra, o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Anderson Sabino, explanou sobre as ações desenvolvidas pelo município em favorecimento do homem do campo, com o intuito de fortalecer o setor, sempre visando o desenvolvimento socioeconômico das famílias. “Esperamos com essa iniciativa despertar nas famílias do interior o interesse em desenvolver o turismo nas propriedades onde estão instaladas. Nossa visão é de que Nova Venécia se torne um destino turístico conhecido nacionalmente”, afirmou Sabino.

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, apresentou as potencialidades turísticas da região e falou do projeto Campo Vivo. “Nossa atuação no meio rural é voltada para a criação de condições para que o homem do campo permaneça no meio rural com qualidade de vida. Queremos continuar e investir ainda mais nessa linha com a proposta de fomentar as nossas potencialidades turísticas, mobilizando os produtores sobre a importância do turismo como indústria criativa. Potencial nós temos. O município tem trabalhado para fortalecer a cadeia do turismo. Agora precisamos que os produtores participem e passem a enxergar o turismo como potencialidade de renda”, diz Barrigueira.

Estiveram presentes no evento o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o deputado Federal, Carlos Manato, os deputados estaduais Da Vitória e Raquel Lessa, o vice-prefeito de Nova Venécia, Adelson Salvador, o diretor do Sebrae, José Eugênio Vieira, o ex-presidente da Findes, Marcos Guerra, prefeitos da região, secretários municipais, vereadores, empresários e sociedade organizada.

Referência

O palestrante do evento, ex-prefeito de Gramado-RS, Nestor Tissot, foi vencedor por duas vezes na categoria Melhor Projeto Nacional da Região Sul, do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, ocasiões onde foram apresentados resultados positivos, frutos de projetos de fomento ao empreendedorismo, entre eles projetos voltados para o turismo como fonte de emprego e renda.

 

Depoimentos

Octaciano Neto - Secretário de Estado da Agricultura

“O turismo é importante fonte de emprego e renda e essa iniciativa mostra que o prefeito Lubiana Barrigueira continua se sobressaindo com essa visão de futuro. Está no caminho certo e vamos trabalhar para que o meio rural se fortaleça, contribuindo para o desenvolvimento dessa grande iniciativa”.

 

José Eugênio Vieira - Diretor do Sebrae

“O Sebrae está de portas abertas para iniciativas inovadoras e com o olhar voltado para o futuro. Nova Venécia está de parabéns e pode contar com o apoio da nossa instituição para desenvolver mais este nobre projeto de desenvolvimento do turismo local”

 

Raquel Lessa - Deputada Estadual

“O que eu vi aqui em Nova Venécia já me chamou a atenção. Eu já fui a Gramado algumas vezes e espero poder vir, daqui a algum período, passear em Nova Venécia e desfrutar daquilo que temos aqui pertinho de casa”

 

Da Vitória – Deputado Estadual

“Fico feliz em poder participar de um momento que vem para ficar na história de Nova Venécia e região. Parabéns a toda equipe que vem trabalhando nesse projeto de geração de emprego, renda e qualidade de vida”

 

Carlos Manato - Deputado Federal

“Nova Venécia mais uma vez sai na frente com essa iniciativa do prefeito Barrigueira. Esse projeto já deu certo. Vontade de trabalhar, com um projeto concreto como este, o resultado não pode ser outro. Parabéns”