Nova Venécia sedia capacitação para instrutores do Cadastro Único e Bolsa Família

Nova Venécia sediou, entre os dias 18 e 20 de outubro, curso para 22 técnicos dos programas CadÚnico e Bolsa Família. A capacitação foi realizada no auditório da Apae, sob organização da Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação, juntamente  com  a coordenação Estadual de Cadastro Único. Participaram do evento representantes de Pinheiros, Boa Esperança, Ecoporanga e Nova Venécia.

A ação visa preencher de forma adequada o formulário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), por meio da identificação e também caracterização de famílias de baixa renda.

O curso faz parte de uma etapa como requisito para o desenvolvimento e realização de programas sociais, já que o cadastro exige informações como características da família e de cada um dos familiares, assim como domicílio onde vive.

A gestora do CadÚnico de Nova Venécia, Fransueiny Fleischmann, disse que a capacitação é essencial para a melhoria no atendimento ao público beneficiário do programa. “A capacitação tem o objetivo de qualificar os servidores que atuam direta e indiretamente nessa área para que possamos atender o nosso público alvo, que são pessoas beneficiadas pela assistência social”, frisa a gestora.

Para a secretária de Ação Social de Nova Venécia, Márcia dos Santos, “o curso capacita os servidores que trabalham diretamente no atendimento dos usuários do Bolsa Família, para orientar melhor e ofertar um trabalho de qualidade”.

A atendente do CRAS, Elenuarte Costa Barreto, falou do conhecimento adquirido durante a capacitação. “Foi muito gratificante participar da capacitação, pois aprimoramos o conhecimento para utilizar da melhor forma na entrevista sobre como enquadrar melhor o beneficiário nos programas sociais”, disse a servidora.