Após passar por reforma geral, Caps de Nova Venécia é reinaugurado

Na noite da última segunda-feira (23), foi reinaugurado em Nova Venécia o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), no bairro Altoé. O Centro cuida de cerca de 1.500 pacientes com patologias relacionadas à saúde mental.

A solenidade de inauguração se iniciou às 19h e contou com a presença do prefeito municipal, Lubiana Barrigueira, dos secretários municipais, André Fagundes (Saúde), Arilso Teixeira Maria (Educação), Márcia dos Santos (Ação Social), Marcos José Miranda (Finanças) e Natalino Cassaro (Agricultura e Meio Ambiente), vereadores Gleyciária Bergamim, Cimar do Altoé, Zequinha Brasileiro e Biel da Farmácia, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Augusto Fernandes, equipes da Saúde de Nova Venécia, presidentes de partidos, lideranças políticas, moradores do local, servidores municipais, entre outros.

Em uso da palavra, o secretário de Saúde, André Fagundes, destacou que lidar com a dor do corpo não é uma tarefa fácil, mas lidar com a dor psíquica é ainda mais complicado. "Estamos orgulhosos com a conquista do Caps novo. É um novo ambiente de cuidado mais intensivo do sofrimento, tendo como norte a busca da melhor autonomia, otimizando tratamentos e incluindo pessoas em oficinas, amarradas por um projeto terapêutico. Aqui não cuidamos apenas dos pacientes, mas de toda a família", enfatiza.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Augusto Fernandes, salientou que Nova Venécia está de parabéns por ter uma administração que olha com zelo pela saúde da população. “Como fazemos parte do Conselho, acompanhamos as ações desenvolvidas pela municipalidade. Estamos de parabéns pelos investimentos em saúde e essa reforma do Caps é prova de que o município olha o assunto com prioridade. O Conselho de Saúde está à disposição no que for necessário. Ações como esta de hoje são sempre bem vindas para gerar qualidade de vida para nossa sociedade e o Conselho, desde já, aprova atitudes nobres”, enaltece.

Em seu discurso, o prefeito Lubiana Barrigueira fez questão de citar outras ações desenvolvidas na região onde se encontra o Caps e na área da saúde em Nova Venécia. “Temos olhado para onde mais precisa. Somente aqui no entorno do bairro Altoé inauguramos obras recentemente, como a praça do bairro, o campo de futebol do Dalvit, demos ordem de serviços para calçamentos, finalizamos a quadra do Complexo Educacional e agora inauguramos a reforma deste Caps, que chega para dar mais conforto aos pacientes. Daqui uns dias, estaremos aqui novamente para inaugurarmos a Unidade de Saúde que já está quase concluída. Sem falar das inúmeras unidades de saúde em outros bairros e pelo interior do município. Isso é humanização, é qualidade de vida para nossa população”, lembra o prefeito.

Em seguida, as autoridades realizaram o descerramento da placa e da fita de inauguração do Centro de Atenção Psicossocial e todos os presentes conheceram as novas instalações.

Referência

O novo local está apto para receber os pacientes que poderão fazer o uso da forma adequada. O Caps hoje é referência quando o assunto é saúde mental e tratamento para usuários dependentes de álcool e outras drogas, com acompanhamento diário, efetuado por equipe interdisciplinar, que oferta cuidado integral, intensivo e personalizado.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, formada por assistente social, enfermeiro, psiquiatra, psicólogo, médico de saúde mental e técnico de enfermagem, faz o acompanhamento de quase 1.500 pessoas com algum tipo de transtorno psiquiátrico, inclusive envolvendo as famílias dos pacientes. A equipe também realiza atendimento residencial para verificar se o paciente está fazendo o uso correto dos medicamentos.

A iniciativa mostra que a atual administração de Nova Venécia tem trabalhado com respeito ao cidadão, priorizando investimentos em saúde. “Além de oferecer um ambiente agradável com o novo espaço, contamos com o empenho da nossa equipe para ofertarmos atendimentos com qualidade aos pacientes. Nesse sentido, nossos profissionais estão de parabéns. Quem ganha com isso é o paciente e familiares”, concluiu Lubiana Barrigueira.