Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Caminhada marca encerramento da Semana de Combate ao Aedes aegypti

Caminhada marca encerramento da Semana de Combate ao Aedes aegypti

Ações foram realizadas para conscientizar população sobre a importância de combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

Uma grande caminhada de conscientização, realizada na manhã desta sexta-feira (27), marcou o encerramento da Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti em Nova Venécia.

Às 8h, agentes de saúde, servidores públicos, alunos da Rede Municipal de Educação, professores, diretores, Defesa Civil, Polícia Militar e sociedade em geral, saíram da Praça do Imigrante, passaram pela Praça Jones dos Santos Neves, Rua Colatina, Delegacia, Avenida Vitória, e retornaram à Praça do Imigrante, em frente à Prefeitura, onde fecharam o evento.

A ideia do movimento é mobilizar e sensibilizar as redes de Educação, Ação Social, Saúde e população em geral a respeito da importância de combater, ainda antes do verão, o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O evento foi realizado pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

As ações começaram na última segunda-feira (23) com equipes da Saúde realizando palestras nas escolas, panfletagem e orientações junto com alunos nas residências, mutirão técnico com os agentes de endemias visando a eliminação dos focos em todo o município, e uma série de ações para alertar a população em relação ao assunto.

De acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica e Imunização de Nova Venécia, Gabriel da Silva Dias, a ideia é reforçar o combate antes de se iniciar o período de maior proliferação do mosquito. “Nós trabalhamos durante todo o ano para combater o mosquito, mas nesse período intensificamos nossas ações, visto que a chegada das chuvas e o calor favorecem a proliferação, já que o calor acelera o período reprodutor e é tudo que o Aedes aegypti precisa. A participação popular nessa causa é muito importante para alcançarmos os nossos resultados”, alerta Dias ao afirmar que a população deve fazer sua parte para ajudar no combate ao vetor: “essa luta é de todos nós”.