CUIDADO COM FALSOS DESCONTOS E MAQUIAGEM DE PREÇOS NA BLACK FRIDAY

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON-NV alerta aos consumidores para que pesquisem, desde já, os preços dos produtos que pretendem comprar no próximo dia 24 de novembro. Nos anos anteriores foram constatadas maquiagens de preços.

Mesmo com o monitoramento de preços que vem sendo realizado pelos Procons de todo Brasil, maquiagens de preços podem ocorrer também neste ano, por isso, recomenda-se evitar compras por impulso e realizar pesquisa ampla.
Somente pesquisando antes é que o consumidor saberá se a compra vale realmente a pena. Quanto maior a antecedência e mais ampla for a pesquisa, maior será a chance do consumidor fazer boas compras.

O consumidor deve limitar suas compras apenas àquilo que realmente precisa, evitando compras por impulso que possam levar ao superendividamento.

Diferenças entre Brasil e Estados Unidos

A diferença de calendário e de tributação tornam a Black Friday brasileira menos vantajosa do que a americana. “Lá o feriado mais importante é o Thanksgiving Day, que antecede a Black Friday, ocasião em que lojistas renovam seus estoques para o Natal.

Aqui, o feriado mais importante é o próprio Natal. A compra antecipada de presentes em novembro pode inviabilizar a troca pelo presenteado, já que, “quando facultada, a troca só é possível após trinta dias da aquisição”, avisa.

Outra coisa a que o consumidor deve ficar atento é que, antes do Natal, quando a demanda dos consumidores e a expectativa de vendas dos lojistas estão altas, a tendência não é a concessão de descontos e nem a liquidação dos estoques.
Dúvidas poderão ser sanadas também pelo telefone: 27 3752-9032 ou pelo nosso e-mail: procon@novavenecia.es.gov.br