Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Secretaria de Agricultura de Nova Venécia viabiliza milho mais barato para produtores

Secretaria de Agricultura de Nova Venécia viabiliza milho mais barato para produtores

 

Cadastramento continua para produtores que procuram pelo produto

A Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Venécia, em parceria com o Incaper, está auxiliando o produtor rural na aquisição de milho diretamente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Com a medida, o produtor ganha, já que o preço do produto cai consideravelmente em relação ao valor de mercado.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura de Nova Venécia, Natalino Cassaro, o programa é mais um benefício que vem ganhando espaço, graças às vantagens que são ofertadas aos produtores rurais. “Esse programa ajuda a garantir a alimentação dos animais que necessitam de complemento na sua alimentação diária e facilita a vida do produtor”, disse.

A iniciativa visa viabilizar o acesso dos criadores de pequeno porte, por meio da venda direta dos estoques públicos, e tem como público alvo os pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos, entre outros.

A coordenadora do programa, Naiara Knaake, ressalta que o benefício chega em boa hora. “O programa tem como objetivo viabilizar o acesso dos criadores de pequeno porte por meio da venda direta dos estoques públicos, a Secretaria de agricultura de Nova Venécia promove essa ponte entre agricultor e governo federal, possibilitando o acesso”, disse Naiara.

A Secretaria de Agricultura auxilia o produtor no cadastramento, no pedido do boleto e ainda viabiliza o transporte para a retirada do milho em Colatina, fazendo a entrega aos produtores no pátio da Secretaria, em Nova Venécia.

Mais de 80 produtores já foram cadastrados na secretaria. Destes, 60 receberam juntos, 55 toneladas de milho.  A última viagem aconteceu na segunda-feira, dia 27 de novembro.

Para contar com o benefício, o produtor deve fazer o cadastramento junto à Secretaria ou Incaper. São necessários os seguintes documentos: cópia de RG/CPF, inscrição estadual, extrato do plantel de todos os animais declarados, CAR (Cadastro Ambiental Rural) e DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).

Atualmente, a saca do milho de 60 kg está saindo a R$31,62, lembrando que o valor pode sofrer alteração a cada quinzena.

A próxima compra está prevista para 1ª quinzena de dezembro. A CONAB vai realizar a venda no período de 1 a 21 de dezembro, retornando somente no dia 2 de janeiro de 2018.