Secretaria de Saúde inicia campanha Dezembro Vermelho de combate à Aids em Nova Venécia

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), inicia nesta quarta-feira (20), a campanha Dezembro Vermelho, movimento que irá estimular atividades de orientação, prevenção, conscientização, diagnóstico precoce e tratamento da infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A ação é desenvolvida devido ao aumento significativo no número de casos notificados da doença em Nova Venécia e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o HIV.

A campanha Dezembro Vermelho reafirma o compromisso do município em continuar conscientizando a população em relação ao fato preocupante.

Nesta quarta, as equipes vão estar na Unidade de Saúde do bairro Altoé, e no interior, na comunidade de Cristalina, realizando o teste rápido. A avaliação é gratuita, segura e sigilosa.

Além do HIV, o teste é capaz de identificar doenças como sífilis e hepatites virais B, C. O paciente deve apenas apresentar o cartão do SUS.

“O tratamento do HIV também se caracteriza como uma importante estratégia de prevenção, pois a pessoa portadora do vírus, quando adequadamente tratada (com o uso de antirretrovirais), reduz a carga viral e, consequentemente, reduz drasticamente o seu potencial de transmissão. O tratamento é ofertado pelo SUS gratuitamente e com o uso regular da medicação garante melhora da qualidade de vida do paciente. É importante que as pessoas façam o teste”, afirma o secretário Municipal de Saúde, André Fagundes.