Unidade de Saúde do bairro Altoé será inaugurada na próxima quarta, dia 10

Os moradores dos bairros Altoé e Dom José Dalvit, em Nova Venécia, estão prestes a receber a Unidade de Saúde da Família “Wilson Dames Sélia”. A obra foi concluída e já tem data marcada para inauguração: próxima quarta-feira, dia 10.

A nova Unidade conta com 302,63 metros de área construída com consultórios médicos, consultório odontológico, sala de vacinação e enfermaria, além da parte administrativa. O investimento é de R$546.608,19, sendo que R$408 mil são provenientes de recursos do Ministério da Saúde e R$138.608,19 de contrapartida do município.

A Unidade atenderá aos serviços do Programa de Saúde da Família, que tem o objetivo de desenvolver ações de prevenção, promoção e proteção à saúde do indivíduo, da família e da comunidade, prestando assistência integral no local e no domicílio de forma contínua, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população, intervindo sobre os fatores de risco no qual a população está exposta.

Em especial, o novo espaço ampliará o acesso aos usuários, uma vez que as novas instalações são mais modernas e amplas.

Há 20 anos morando no bairro, Celino Oliveira está otimista para ver a Unidade em funcionamento. “Acompanhei a obra desde o início e vejo que ficou ótima, com tudo o que a gente precisa. Vai nos proporcionar conforto e qualidade no atendimento. É tudo o que nós queremos”, comemora.

Moradora do bairro vizinho, Dom José Dalvit, Maria Aparecida Pereira também será uma das beneficiadas pela iniciativa. “Ficou uma obra linda. Vemos que o prefeito está se empenhando para oferecer para nós o que há de melhor. Sou muito grata à atual administração de Nova Venécia que está olhando com carinho para nós e se dedicando para levar qualidade de vida para as comunidades mais carentes”, exalta.

Com a nova Unidade de Saúde, a equipe poderá humanizar todos os atendimentos ambulatoriais e fomentar a educação em saúde, trabalhando a prevenção e promoção da saúde que é um dos principais objetivos da Atenção Primária.

De acordo com o secretário de Saúde de Nova Venécia, André Fagundes, em média 4 mil pessoas serão beneficiadas com atendimentos no local.

Para construir a nova estrutura, foi necessário demolir a antiga, construída no ano de 1996, que estava funcionando de forma precária. Durante o período da reforma, a comunidade estava sendo atendida em um local provisório.