Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Nova Venécia ainda conta com doses da vacina contra a febre amarela

Nova Venécia ainda conta com doses da vacina contra a febre amarela
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia ainda tem disponível para a população doses da vacina contra a febre amarela. O medicamento pode ser encontrado em todas as unidades de saúde do munícipio. Pode vacinar quem nunca foi imunizado contra a doença ou quem precisa tomar o reforço.
Caso o cartão de vacina esteja desatualizado, o paciente pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, portando o cartão de vacina e cartão SUS.
 
Para quem for viajar para áreas com alerta de febre amarela, a recomendação é que seja vacinado pelo menos dez dias antes; tempo que a vacina leva para criar anticorpos. Quem tomou a vacina em algum momento da vida, não precisa de nova dose.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, uma dose da vacina protege para a vida toda, por isso, quem já tomou não precisa de outra dose, mesmo que esta tenha sido há mais de dez anos.
 
De acordo com o secretário de Saúde de Nova Venécia, André Fagundes, é importante que as pessoas que não foram vacinadas aproveitem a disponibilidade das doses no município para se imunizar. “O poder público está fazendo o seu papel e, mesmo não estando em área de risco, a comunidade está tendo acesso a essas doses, que fazem parte do calendário de rotina de vacinas, sendo fornecidas gratuitamente na rede pública”, destacou.
 
Para mais informações, o cidadão pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone: 27 3772-6873.