Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Prefeito vai a Brasília em busca de recursos e parcerias

Prefeito vai a Brasília em busca de recursos e parcerias

Em viagem a Brasília esta semana, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB), cumpriu várias agendas em gabinetes de deputados federais e senadores capixabas, para acompanhar processos de emendas parlamentares que já estão em andamento e buscar novas parcerias para a implantação de ações, junto ao Governo Federal, no município.

Durante reuniões nos gabinetes dos parlamentares, Barrigueira reivindicou atos e obras para Nova Venécia como: construção de unidades de saúde nos bairros Filomena, Iolanda e comunidade de Água Limpa, calçamentos para bairros da cidade, aquisição de cinco ônibus para o transporte escolar, ônibus para os pacientes da hemodiálise, entre outras.

Já durante visita no Ministério da Saúde, o chefe do executivo veneciano cobrou agilidade na liberação do recurso que falta para concluir o pagamento da empresa que realizou a obra da UPA. “A parte física da UPA está pronta, mas falta o repasse da última parcela, que gira em torno de R$ 200 mil, para pagar pela conclusão da obra. Queremos inaugurar o mais rápido possível para podermos proporcionar mais qualidade na saúde para a nossa população”, disse o prefeito.

Outra reivindicação, que inclusive contou com o empenho da senadora Rose de Freitas, é a possibilidade de instalação de um Centro de Hemodiálise em Nova Venécia. “Iniciamos a conversa no Ministério da Saúde. É uma grande ação para acabar com o sofrimento de vários pacientes, não só de Nova Venécia, mas de toda essa região - que hoje precisam viajar até três vezes por semana, por centenas de quilômetros, para fazer o tratamento. É uma luta coletiva de municípios da nossa região, já todos terão a distância encurtada, caso essa ideia se consolide”, finalizou Barrigueira, ao afirmar que voltou animado por perceber que os senadores e deputados federais capixabas se mostraram empenhados pelas causas apresentadas por ele.

Dnit

Uma das paradas durante a viagem foi no Dnit. Na ocasião, Barrigueira foi recebido pelo engenheiro do órgão, Ralph Luigi, onde solicitou intervenções na malha rodoviária federal da BR 342, que liga Nova Venécia a Ecoporanga. Outro assunto discutido foi a intervenção que o Dnit está fazendo em Nova Venécia, nas proximidades do bairro Aeroporto. “Quero agradecer ao Dnit por ter atendido a nossa solicitação com uma resposta muito rápida. Está sendo feita uma obra de qualidade, à altura que a nossa população merece. A empresa está trabalhando com muita agilidade para minimizar os transtornos causados durante a obra e isso é muito importante. É uma importante via de escoamento da produção de toda a nossa região. Agora estamos lutando pela conclusão da BR 342”, disse Barrigueira.

O engenheiro aproveitou a visita do prefeito para dizer que o Dnit está de prontidão para atender o município, dentro daquilo que é possível. “Somos parceiros dos municípios. Estamos passando por algumas restrições orçamentárias, mas dentro daquilo que podemos vamos continuar atendendo a população de Nova Venécia”, disse Luigi, ao afirmar que virá em breve ao município visitar as obras que o Dnit está fazendo na região e analisar de perto a possibilidade de atender outras reivindicações do prefeito.

CNM

Barrigueira também esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), juntamente com outros prefeitos que integram o Consórcio para Desenvolvimento do Extremo Norte do Espírito Santo (Prodnorte): Sérgio Murilo Moreira (Ponto Belo), Iracy Baltar (Montanha) e o secretário de Planejamento de Boa Esperança, Ronaldo Lubiana. Os municipalistas foram recebidos pela consultora da CNM na área de Consórcios, Joanni Henrichs.

O encontro contou com a participação do senador Ricardo Ferraço e teve por objetivo prestar esclarecimentos sobre a migração de consórcio constituído na natureza de direito privado para a natureza de direito público. Além disso, os prefeitos buscaram informações sobre a possibilidade de fusão de dois consórcios existentes, além de esclarecer dúvidas sobre como estruturar adequadamente o organograma de pessoal.

O Prodnorte integra 14 municípios capixabas.

 

Embaixada de Israel

Outro local visitado pelo prefeito Barrigueira e o secretário de Planejamento de Boa Esperança, Ronaldo Lubiana, foi a embaixada israelense. Na ocasião, durante encontro com o embaixador, Yossi Shelley, foi tratado sobre a implantação de tecnologias nas áreas da agricultura e segurança pública. “Israel é referência nesses assuntos. É importante buscarmos informações para desenvolvermos nossas políticas públicas com qualidade”, finalizou Barrigueira.