Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Pesquisa do Paebes aponta melhoria no nível educacional em Nova Venécia

Pesquisa do Paebes aponta melhoria no nível educacional em Nova Venécia

Média do município está acima da estadual

Os investimentos feitos pela Administração Municipal de Nova Venécia têm refletido positivamente na vida dos alunos e educadores da Rede Municipal de Ensino. Uma pesquisa realizada pelo Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) diagnosticou que em todas as escolas do município o desempenho dos alunos teve crescimento em diferentes áreas do conhecimento e níveis de escolaridade.

A pesquisa faz um comparativo entre os anos de 2015, 2016 e 2017, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Produção de Texto, envolvendo alunos do 5º e 9º ano. O resultado aponta um crescimento entre 3% e 5%. Na matéria Ciências, a comparação é feita apenas entre os anos de 2015 e 2017, e o resultado mostra a mesma média de crescimento. Já as disciplinas de Geografia e História, foram pesquisadas pelo Paebes em Nova Venécia apenas em 2016, não podendo ser feito o comparativo com 2017.

O levantamento aponta ainda que em todas as matérias analisadas, Nova Venécia está acima da média estadual. O prefeito Lubiana Barrigueira comemorou o resultado e fez questão de falar da competência dos profissionais da educação e da forma de conduzir os investimentos no setor. “Quero dizer que esse resultado se deve ao empenho dos nossos professores e profissionais que atuam em nossas escolas. Com educandários bem estruturados e profissionais competentes, o resultado não poderia ser outro. Nós não tivemos aumento na renda per capita do município, apenas acertamos a maneira de administrar, fazendo muito com pouco recurso”, exalta o prefeito.

Os alunos foram avaliados a partir da escala Padrão de Desempenho (variável para cada disciplina). O secretário Municipal de Educação, Arilso Teixeira, atribui a melhoria da qualidade da educação no município aos investimentos na cidade e interior. “Nossas escolas foram reformadas e ampliadas. O prefeito tem zelado pela melhoria na estrutura educacional e levado investimentos também para o interior, priorizando qualidade em educação mais perto de quem precisa”, disse Teixeira.

O programa Paebes é organizado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed), através de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).