Prefeitura Municipal de Nova Venécia

FINDES realiza reunião para estimular oportunidades e desburocratização no setor industrial

FINDES realiza reunião para estimular oportunidades e desburocratização no setor industrial

O prefeito Lubiana Barrigueira assinou termo de adesão e compromisso sobre as “10 Medidas Contra a Burocracia”

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (14), no auditório do Sesi, Senai, Iel – Nova Venécia, executivos da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), representantes de indústrias da região, autoridades políticas e o prefeito do município, Lubiana Barrigueira, discutiram a forma de atuação e apoio às indústrias do interior, tanto na capacitação técnica quanto no aumento e melhoria da produção.

A Findes atende os 78 municípios capixabas através de 15 regionais. Cada Regional tem sua diretoria, o objetivo é melhorar a matriz industrial do estado trabalhando um ambiente de negócios mais apropriado. “Queremos estimular ao empresariado local a empreender mais e melhor, fazendo um trabalho com o estado para mudar o perfil da matriz industrial. Queremos que os municípios participem atuando de uma forma para desburocratizar as licenças para que possamos aumentar a força das indústrias”, disse José Carlos Zanotelli, vice-presidente da Findes.

Na reunião foi apresentado pela diretoria da Findes os dados empresariais da região Centro Norte, composta pelas cidades de Montanha, Boa Esperança, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo, Vila Pavão e Nova Venécia. São 2.108 empresas concentradas em atividades de confecção, alimentos, mineração, metalúrgica, entre outros. Nova Venécia é o município com maior quantidade; 942.

A Federação planeja estudar as demandas e oferecer capacitação com cursos na unidade, que também conta com apoio de uma unidade móvel que pode chegar a todos os municípios da região, e assim proporcionar ao empresário a expertise para melhorar o desempenho de sua produção.

Na ocasião, o prefeito Lubiana Barrigueira assinou o termo de adesão e compromisso sobre as “10 Medidas Contra a Burocracia”, visando à melhoria do ambiente de negócios para  atrair investimentos, gerar oportunidades e renda, além de incrementar a arrecadação municipal. Para a medida ter efeito, é preciso avaliar um projeto de lei a ser aprovado pela Câmara de Vereadores, e em seguida sancionado pelo prefeito. “Queremos oferecer ao empresário, ao industrial, mais facilidades para que eles possam crescer ampliar seus negócios e aumentar a oferta de emprego. Tudo isso junto à parceria da Findes, que oferece esse aparato para preparar a nossa população com mão-de-obra qualificada”, afirmou o prefeito.