Secretário de Nova Venécia participa de Fórum sobre Turismo como Ciência no Brasil

O secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia, Anderson Sabino, participou, entre os dias 12 e 14 de abril, do Fórum Gramado de Estudos Turísticos.

Realizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, o evento teve o objetivo de proporcionar conhecimentos acadêmicos e práticos às pessoas envolvidas com o turismo no Brasil. Palestras com renomados turismólogos, economistas, empresários, estudiosos do país e do exterior, abordaram como tema central O Futuro do Turismo.

Segundo Sabino, o fórum, que é um dos maiores eventos sobre turismo do Brasil, proporcionou aprendizado importante em relação ao turismo como atividade econômica de forma sustentável. “A ideia é trabalhar o turismo tendo a cultura como produto, criando eventos de forma sustentável onde a mão de obra seja local, favorecendo o entorno do município e região das Pedras, Pão e Mel, movimentando todos os serviços como gastronomia, hotelaria, comércio, entre outros. Essa participação foi fundamental, nos proporcionando novos conhecimentos que vamos aplicar em nossas ações. Estamos otimistas com o Projeto Campo Vivo de fortalecimento do turismo rural. Muita coisa que trabalhamos neste evento será utilizada para desenvolvermos nossas ações com mais eficácia. Turismo é renda, é qualidade de vida e a população já enxergou isso. Grande exemplo é o município de Gramado, que tem sua economia movida pelo turismo. Estamos no caminho certo e vamos continuar mudando e evoluindo”, afirmou Sabino.

Na ocasião, o secretário aproveitou para divulgar as potencialidades de Nova Venécia e região, distribuindo revistas do Projeto Campo Vivo para o público presente.

Entre os temas específicos abordados durante o fórum estiveram: Desafios e oportunidades da governança em destinos turísticos; Relação Público Privada em Grandes Eventos; Liberação dos jogos e seu impacto na sociedade civil; O controle das relações entre os poderes públicos e a iniciativa privada; O modelo de governança de sucesso a partir da realidade brasileira; O código internacional para a proteção do turista; A gastronomia como chave para a revolução de um destino turístico; O Segredo do sucesso de Gramado; As etapas para construir um destino turístico de sucesso; Quais os erros fatais que deverão ser evitados em um destino turístico; Como manter um destino famoso constantemente atrativo; A vivência de um ícone mundial, a cidade de Las Vegas; Como Portugal entrou na rota dos países obrigatórios a seres visitados na Europa e A importância da preservação da Identidade Cultural, Ambiental e Arquitetônica.