Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Secretário de Nova Venécia participa de Fórum sobre Turismo como Ciência no Brasil

Secretário de Nova Venécia participa de Fórum sobre Turismo como Ciência no Brasil

O secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia, Anderson Sabino, participou, entre os dias 12 e 14 de abril, do Fórum Gramado de Estudos Turísticos.

Realizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, o evento teve o objetivo de proporcionar conhecimentos acadêmicos e práticos às pessoas envolvidas com o turismo no Brasil. Palestras com renomados turismólogos, economistas, empresários, estudiosos do país e do exterior, abordaram como tema central O Futuro do Turismo.

Segundo Sabino, o fórum, que é um dos maiores eventos sobre turismo do Brasil, proporcionou aprendizado importante em relação ao turismo como atividade econômica de forma sustentável. “A ideia é trabalhar o turismo tendo a cultura como produto, criando eventos de forma sustentável onde a mão de obra seja local, favorecendo o entorno do município e região das Pedras, Pão e Mel, movimentando todos os serviços como gastronomia, hotelaria, comércio, entre outros. Essa participação foi fundamental, nos proporcionando novos conhecimentos que vamos aplicar em nossas ações. Estamos otimistas com o Projeto Campo Vivo de fortalecimento do turismo rural. Muita coisa que trabalhamos neste evento será utilizada para desenvolvermos nossas ações com mais eficácia. Turismo é renda, é qualidade de vida e a população já enxergou isso. Grande exemplo é o município de Gramado, que tem sua economia movida pelo turismo. Estamos no caminho certo e vamos continuar mudando e evoluindo”, afirmou Sabino.

Na ocasião, o secretário aproveitou para divulgar as potencialidades de Nova Venécia e região, distribuindo revistas do Projeto Campo Vivo para o público presente.

Entre os temas específicos abordados durante o fórum estiveram: Desafios e oportunidades da governança em destinos turísticos; Relação Público Privada em Grandes Eventos; Liberação dos jogos e seu impacto na sociedade civil; O controle das relações entre os poderes públicos e a iniciativa privada; O modelo de governança de sucesso a partir da realidade brasileira; O código internacional para a proteção do turista; A gastronomia como chave para a revolução de um destino turístico; O Segredo do sucesso de Gramado; As etapas para construir um destino turístico de sucesso; Quais os erros fatais que deverão ser evitados em um destino turístico; Como manter um destino famoso constantemente atrativo; A vivência de um ícone mundial, a cidade de Las Vegas; Como Portugal entrou na rota dos países obrigatórios a seres visitados na Europa e A importância da preservação da Identidade Cultural, Ambiental e Arquitetônica.