Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Barrigueira se reúne com moradores do Patrimônio do XV

Barrigueira se reúne com moradores do Patrimônio do XV

O Prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB), participou na manhã desta terça-feira (17), de uma reunião com moradores do Patrimônio de Santo Antônio do XV, zona rural do município. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura.

Os visitantes trouxeram uma pauta de reivindicações sobre ações a serem realizadas na localidade. “Nos sentimos honrados em sermos recebidos pelo prefeito. É a oportunidade de mostrarmos nossa realidade de perto. Sabemos que a demanda é imensa para o setor da agricultura, mas saímos animados com a sinalização positiva para algumas ações que devem começar em curto prazo”, disse Magna Tereza Delboni de Paula, coordenadora da Comissão de Moradores de Santo Antônio do XV.

Durante a conversa, o Prefeito se mostrou determinado em resolver as questões, entre elas, a reconstrução da praça onde está instalada uma unidade dos Correios. “Vamos elaborar um projeto e levar para deliberação junto aos moradores da própria comunidade. Sendo aprovado pela população, damos início a esta obra que com certeza será de grande valia para o patrimônio”, disse.

Durante a conversa, Barrigueira afirmou ainda que a Secretaria de Agricultura do município priorize ações que vão beneficiar a coletividade, e não produtores de forma individual. “É uma região muito importante economicamente para o nosso município, principalmente no tocante à produção de café. No entanto, quero lembrar que devemos atender pedidos que favorecem a todos, como melhoramento das estradas”, finalizou.

Além de moradores do patrimônio e do prefeito, a reunião contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia, Anderson Sabino.

Investimentos

Com a proximidade da colheita de café, a Prefeitura de Nova Venécia tem intensificado os trabalhos de recuperação das estradas. Seis motoniveladoras (patrol) estão atuando nas vias para favorecer o escoamento da produção. São cerca de 8 mil quilômetros de estradas a serem recuperados, atendendo todo o município.

As ações também favorecem o Projeto Campo Vivo de fortalecimento do turismo rural de Nova Venécia e região. Além das estradas, o município tem investido na reforma e construção de unidades de saúde pelo interior, escolas, pontes, caixas secas, entre outras ações.

Secretário de Cultura e Turismo apresenta Projeto Campo Vivo

Durante a reunião, o secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia, Anderson Sabino, falou do Projeto Campo Vivo de Fortalecimento do Turismo em Nova Venécia e Região, e convidou os produtores interessados em fazer parte para trabalhar o turismo como mais uma fonte de renda nas propriedades. “Temos na região do patrimônio do XV inúmeros locais com potencial incrível para o turismo. Temos um belo rio que já atrai muitos turistas. O que precisamos é inserir esses produtores no projeto, capacitar para que se preparem para receber os visitantes, e em contrapartida, o município oferece a infraestrutura necessária com estradas, sinalização, entre outras iniciativas que compete ao poder executivo. É mais uma grande oportunidade que o produtor tem para agregar renda à família”, disse Sabino.

No final da reunião, ficou definido para o Secretário retornar ao local para cadastrar as propriedades interessadas em participar do projeto.