Prefeito e Secretário de Cultura e Turismo articulam apoio ao arraiá do patrimônio do XV

Na última terça-feira (17), um grupo de moradores da comunidade de Santo Antônio do XV, em Nova Venécia, se reuniu com o prefeito Lubiana Barrigueira (PSB) e o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Anderson Sabino, para tratar sobre ações do Projeto Campo Vivo de fortalecimento do turismo rural de Nova Venécia e região.

Entre os assuntos abordados, ficou definido o apoio do município à tradicional festa de São João, “Arraiá Tio Amerquim”, que será realizada no dia 22 de junho, na sede do patrimônio.

O evento vem crescendo a cada ano, atraindo cada vez mais moradores da região. “Estamos empenhados em promover as festas populares e folclóricas. Incentivando mais esta ação, estamos fomentando também o projeto Campo Vivo, que inclusive já conta com produtores da região do patrimônio do XV inseridos. Investindo no turismo, estamos promovendo renda para as famílias. Além disso, valorizamos os nossos grupos de quadrilhas e a comunidade local”, diz Barrigueira.

Além das apresentações de grupos de quadrilha, o evento vai contar com shows musicais, barracas de comidas típicas, fogueira, decoração, entre outros atrativos.

A Secretaria de Cultura e Turismo programou um movimento, que vai acontecer entre os meses de junho e julho, envolvendo grupos de quadrilhas de Nova Venécia que vão se apresentar em eventos juninos no município e também em cidades vizinhas.

“Arraiá Tio Amerquim”

A tradicional festa de São João do patrimônio do XV foi batizada como “Arraiá Tio Amerquim” em homenagem ao morador, seu Amerquim, que faleceu aos 107 anos de idade. Ele era muito conhecido por ter o costume de tocar colheres nos eventos festivos em toda a região do patrimônio.