Nova Venécia sedia Fórum de Atores de Desenvolvimento Regional

Nesta quinta-feira (19), aconteceu, na sala de reuniões da Prefeitura de Nova Venécia, o Fórum de Atores de Desenvolvimento Regional. O evento, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/ES), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, reuniu representantes da CDL, IFES, secretários municipais, servidores públicos e agentes de desenvolvimento de cidades de Boa Esperança, Vila Pavão e Barra de São Francisco.

O objetivo do evento é traçar um diagnóstico que obedeça as peculiaridades de cada município participante, pensando no desenvolvimento socioeconômico da região norte.

A proposta do Fórum é estabelecer a integração entre prefeitos, secretários municipais, lideranças de vários segmentos e parceiros dos setores público e privado, promovendo melhorias no ambiente de negócios do estado, por meio de políticas públicas executadas em conjunto entre as prefeituras envolvidas e o Governo do Estado.

Na oportunidade, os participantes assistiram à palestra “A Comunidade na Promoção do Desenvolvimento Sustentável”, ministrada pelo ex-prefeito de Crissiumal/RS, Walter Luiz Heck. “Temos que buscar a união entre os municípios para o desenvolvimento regional. Pegar ações que deram certo em outras cidades e desenvolver na nossa. Ideias boas precisam ser copiadas. Não devemos esperar uma grande empresa se instalar no município ou esperar apenas emenda parlamentar. O que precisamos adotar como estratégia está aqui no empreendedorismo individual, agricultura familiar, associações. É isso que devemos valorizar”, disse o ex-prefeito Heck.

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB), enalteceu a palestra e disse que o município está no caminho certo, adotando atitudes semelhantes às ações relatadas durante a palestra. “Nós estamos seguindo algumas dessas estratégias de desenvolvimento, valorizando o que temos no nosso município. Exemplo disso é a implantação do projeto Campo Vivo. Queremos movimentar nossa cidade, aumentar a renda do empreendedor, tanto na zona rural, quanto na urbana. Temos investido no pequeno empreendedor. Acredito no nosso potencial, tanto é que temos colhidos alguns resultados importantes, reflexos dessa maneira de conduzir”, disse.