Encontro para fomentar participação de agricultores familiares de Nova Venécia em programas de compra de alimentos

O município de Nova Venécia, nos últimos anos, obteve excelentes resultados na participação da agricultura familiar nas chamadas públicas da merenda escolar e foi pioneiro, ao iniciar um trabalho em parceria com SEBRAE - no final de 2016, visando o fomento da participação dos produtores. Mas neste mesmo ano, em detrimento da forte seca ocorrida, a produção foi comprometida e houve queda expressiva nesta participação. Em 2017, os produtores recuperaram a produção e encerraram o ano entregando 54% dos produtos adquiridos com recursos repassados pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

Agora, para 2018, a Prefeitura de Nova Venécia, em parceria com o SEBRAE, retoma o projeto e no próximo dia 7 de maio, às 8h, realiza a primeira reunião no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Cerimonial D´Venezia) para tratar sobre o assunto.

Na ocasião, haverá palestra com a diretora da Magma Consultoria, Fabrine Schwanz Dias, que atualmente desenvolve projetos com foco no Desenvolvimento Territorial, implementação de políticas públicas e a criação de Ambiente Favorável de Negócios, Sustentabilidade e relacionamento com comunidades.

De acordo com a consultora Fabrine Schwanz, ao longo do projeto serão traçadas estratégias para fomentar a participação dos produtos da Agricultura Familiar nas compras do município, levando em consideração não somente o PNAE, mas trabalhando com alternativas como a utilização do PAA institucional e do recém-instituído vale-feira, benefício dado aos servidores públicos municipais, que contribuirá para promover a circulação de R$60mil a mais recursos na feira do produtor a cada mês, movimentando a economia do município.

Outra ação é a revisão do cardápio servido nas escolas municipais de forma a potencializar a aquisição de produtos da agricultura familiar, e posteriormente, as merendeiras receberão uma capacitação do SENAR com o objetivo de ampliar a utilização dos produtos da região.

A proposta é potencializar as compras da agricultura familiar, bem como, criar alternativas de comercialização da produção, melhorando a qualidade da alimentação escolar e gerando renda para o produtor de Nova Venécia.