Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Encontro para fomentar participação de agricultores familiares de Nova Venécia em programas de compra de alimentos

Encontro para fomentar participação de agricultores familiares de Nova Venécia em programas de compra de alimentos

O município de Nova Venécia, nos últimos anos, obteve excelentes resultados na participação da agricultura familiar nas chamadas públicas da merenda escolar e foi pioneiro, ao iniciar um trabalho em parceria com SEBRAE - no final de 2016, visando o fomento da participação dos produtores. Mas neste mesmo ano, em detrimento da forte seca ocorrida, a produção foi comprometida e houve queda expressiva nesta participação. Em 2017, os produtores recuperaram a produção e encerraram o ano entregando 54% dos produtos adquiridos com recursos repassados pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

Agora, para 2018, a Prefeitura de Nova Venécia, em parceria com o SEBRAE, retoma o projeto e no próximo dia 7 de maio, às 8h, realiza a primeira reunião no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Cerimonial D´Venezia) para tratar sobre o assunto.

Na ocasião, haverá palestra com a diretora da Magma Consultoria, Fabrine Schwanz Dias, que atualmente desenvolve projetos com foco no Desenvolvimento Territorial, implementação de políticas públicas e a criação de Ambiente Favorável de Negócios, Sustentabilidade e relacionamento com comunidades.

De acordo com a consultora Fabrine Schwanz, ao longo do projeto serão traçadas estratégias para fomentar a participação dos produtos da Agricultura Familiar nas compras do município, levando em consideração não somente o PNAE, mas trabalhando com alternativas como a utilização do PAA institucional e do recém-instituído vale-feira, benefício dado aos servidores públicos municipais, que contribuirá para promover a circulação de R$60mil a mais recursos na feira do produtor a cada mês, movimentando a economia do município.

Outra ação é a revisão do cardápio servido nas escolas municipais de forma a potencializar a aquisição de produtos da agricultura familiar, e posteriormente, as merendeiras receberão uma capacitação do SENAR com o objetivo de ampliar a utilização dos produtos da região.

A proposta é potencializar as compras da agricultura familiar, bem como, criar alternativas de comercialização da produção, melhorando a qualidade da alimentação escolar e gerando renda para o produtor de Nova Venécia.