‘Dia D’ de vacinação contra gripe é neste sábado, 12

A campanha de vacinação contra a gripe em Nova Venécia segue firme, e no próximo sábado (12), acontece o “Dia D” da vacinação. A ação acontece das 8h às 16h, na Unidade Central de Saúde, Ângelo Piassaroli, e em todas as unidades que possuem sala de vacina.

Durante esta semana, a vacinação permanece normal, das 8h às 15h, nas unidades de saúde da cidade e do interior. A campanha vai até 1º de junho.

O movimento é realizado pela prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A meta é vacinar 90% do grupo prioritário de risco, com o objetivo de reduzir a mortalidade, complicações e internações ocasionadas pelo vírus.

O público alvo são pessoas com idade acima de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e professores.

Para o secretário de Saúde de Nova Venécia, André Fagundes, é fundamental que as pessoas procurem se vacinar. “A gripe é responsável pela morte de milhares de pessoas no país, todos os anos, em razão da baixa imunidade ou em decorrência do surgimento de outras doenças, como pneumonias. Além disso, surtos epidêmicos e endêmicos provocados por novas linhagens do vírus também são capazes de causar um número significativo de mortes”, ressalta.