Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Iniciada Campanha Maio Amarelo em Nova Venécia

 

Na noite da última sexta-feira (11), a Prefeitura de Nova Venécia, em parceria com o Detran-ES, realizou a abertura oficial da Campanha Maio Amarelo. O evento aconteceu na Praça Adélio Lubiana e foi abrilhantado por uma belíssima apresentação feita pela Lira Municipal Mateus Toscano.

A solenidade contou com as presenças do prefeito Lubiana Barrigueira, do vice Adelson Salvador, do diretor geral do Detran, Romeu Scheibe Neto, da diretora Técnica do Detran, Edna Poleto, do presidente da Câmara de Nova Venécia, Antonio Emílio, do chefe da Ciretran em Nova Venécia, Anderson Salvador, secretários municipais, sociedade civil organizada, representantes de entidades, entre outras autoridades.

Na ocasião, o prefeito Barrigueira falou da importância da mobilização. “Nossa ideia é trabalhar a valorização e preservação da vida, por isso devemos nos unir perante a causa. A prefeitura está sendo uma grande parceira do Detran e isso só fortalece o trabalho, focado na diminuição do índice de acidentes em nosso município”, disse.

O vice-prefeito, Adelson Salvador, falou da valorização da vida. “Antes de qualquer coisa, o mais importante, na hora que saímos de nossas residências, é fazer uma reflexão sobre para onde vamos e de quem gostamos, pois assim vamos nos sensibilizar para quando estivermos no trânsito não cometermos exageros e nem imprudências”, argumentou.

De acordo com o diretor-geral do Detran, um trânsito seguro é dever de todos. “Precisamos avaliar o trânsito que queremos e como podemos torná-lo melhor. O Maio Amarelo vem como um momento de análise e contempla não apenas motoristas e motociclistas, mas os pedestres, que também precisam se conscientizar”, finalizou Scheibe Neto.

As ações continuam. Nesta segunda-feira (14), panfletagem e orientações no trânsito foram realizadas por estudantes no Centro de Nova Venécia. A programação permanece no decorrer do mês de maio com blitz educativas e palestras nas escolas. Durante todo o mês de maio, a passarela será mantida com a iluminação na cor amarela.

Teatro

Durante a abertura da campanha, integrantes do grupo teatral Trupe Paralela chamaram a atenção do público, mobilizando a população com a apresentação da peça “Poderia ser você”. A encenação retrata a história de uma pessoa que perdeu o movimento das pernas e a visão num acidente de trânsito, trazendo a proposta de que cuidados devem ser tomados e a atenção no trânsito deve ser redobrada para evitar casos como esse.

Fechamento da campanha

O encerramento da campanha será marcado por uma caminhada pela paz, no dia 29 de maio, às 7h30, saindo da escola Claudina Barbosa, passando pela Avenida Vitória, e indo até o estádio municipal, onde acontece uma simulação completa de acidente e resgate, que será feita pelo Corpo de Bombeiros e Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer).

A campanha Maio Amarelo conta com o apoio da Polícia Militar (2º BPM), Corpo de Bombeiros, NOTAer, CFC Aparecida e escolas municipais.