Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Produtores se reúnem para sanar dúvidas quanto à prorrogação de dívidas junto a bancos

Produtores se reúnem para sanar dúvidas quanto à prorrogação de dívidas junto a bancos

Produtores devem solicitar por escrito às agências bancárias de que têm interesse em pagar as dívidas com base na Lei 13.606

Centenas de produtores rurais de Nova Venécia e municípios inseridos na área da atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), se reuniram na manhã desta segunda-feira (18) na Secretaria Municipal de Educação (Cerimonial D’Venézia) para deliberar sobre a renegociação das dívidas de crédito rural. Na oportunidade, os produtores puderam tirar todas as dúvidas relacionadas a como proceder para pedir a prorrogação do prazo, conforme nova resolução.

Com a lei, produtores podem renegociar as operações de crédito rural de custeio ou de investimentos contratados até 31 de dezembro de 2016, mesmo que o prazo já tendo sido prorrogado.

Na ocasião, o prefeito veneciano, Lubiana Barrigueira (PSB), fez a abertura oficial do evento e falou da importância de ter emitido em tempo hábil o decreto de emergência por causa da estiagem hídrica. “O Governo Federal reconheceu e homologou o nosso decreto. Isso facilita a vida dos nossos produtores que agora podem procurar diretamente a agência bancária para tratar sobre a renegociação das dívidas. Procuramos fazer o decreto por causa dos momentos críticos que vivenciamos e agora o resultado aparece. Nós fizemos a nossa parte, com a Defesa Civil elaborando todo o laudo técnico. Agora nossos produtores que contraíram financiamentos terão revistas as multas e demais encargos, podendo refinanciar e pagar as parcelas com o vencimento da primeira previsto para o ano de 2020 e da última para 2030. Essa medida vai minimizar os efeitos negativos na produção e renda dos produtores”, afirma Barrigueira.

Para quem reside em municípios que fizeram os decretos de emergência ou calamidade por causa da seca, como é o caso de Nova Venécia, a medida se torna mais fácil. Já quem reside em municípios que não fizeram decreto, terá que pedir de forma individual e enfrentar mais burocracia para poder contar com o benefício.

O deputado Federal, Paulo Foletto (PSB), participou do encontro e orientou os produtores que procurem a agência bancária para rever o pagamento das dívidas. “Sugiro que quem for buscar pela prorrogação do prazo que faça um documento escrito de que tem a intenção de pagar a dívida com base na Lei 13.606 e protocole junto à agência bancária. É uma maneira de ter algo de concreto que vai amparar o produtor”, finalizou o parlamentar.

Também estiveram presentes, o deputado estadual, Freitas, o vice-prefeito, Adelson Salvador, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Venécia, Antonio Emílio, o vereador Mir de Guararema, secretários municipais, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Patronal Rural, Incaper, Veneza, agentes bancários, entre outras autoridades.

Alunos homenageiam prefeito

Antes da abertura do evento, alunos do 1º ano da escola EMEF Dr. Renato Araújo Maia fizeram uma belíssima apresentação de dança com uma música voltada para o tema da Copa do Mundo. Na ocasião, além de fazer parte da programação do evento, os alunos fizeram uma homenagem ao prefeito Barrigueira pela passagem de aniversário nesta dia 18 de junho.