I Festival do Aipim de Nova Venécia acontece neste final de semana

Está confirmada a programação do I Festival do Aipim de Nova Venécia. O evento acontece neste final de semana, sábado (30) e domingo (1º), e traz uma série de atrações na Praça Adélio Lubiana, no mesmo espaço onde acontece a Feirarte.

No sábado, o evento começa às 15h. Haverá tendas de gastronomia típica, artesanato, diversão, entre outros atrativos. Às 19h começam as apresentações das quadrilhas juninas, com os grupos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), Tio Amerquim (Patrimônio do XV) e Paixão Caipira.

Já no domingo, a festa começa às 9h com barracas de comidas típicas e almoço com direito a música ao vivo. Às 15h começam os concursos. Serão avaliadas a maior raiz de aipim (unidade) – premiação R$400,00; raiz de aipim (unidade) mais pesada – premiação R$300,00; a pessoa que acertar o peso exato ou mais aproximado de um pé de aipim com raiz que estará disponível para visualização – premiação R$200,00 e o melhor prato original apresentado, salgado ou doce, que seja produzido com aipim – premiação R$200,00. Além disso, haverá aula-show com a vencedora do concurso nacional de gastronomia Enchefs, Cirlei Benincá, que vai trabalhar com uma receita oriunda do aipim.

Para concorrer pelo melhor prato, o participante deve se inscrever na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Venécia (Casa de Pedras), até esta sexta-feira (29), às 15h, e tirar todas as dúvidas.

Durante os dois dias de evento, duas grandes tendas permanecerão montadas para melhor acomodar o público formando uma praça de alimentação. A Van do Prodetur também vai ficar estacionada no local fazendo inscrições de produtores rurais interessados em participar do Projeto Campo Vivo.

O Incaper e as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente também vão montar uma tenda com informações nutricionais sobre o aipim. Outros participantes são o NossoCrédito e o banco Cresol, que estarão presentes apresentando as linhas de crédito disponíveis.

A programação faz parte do Projeto Campo Vivo de fortalecimento do turismo rural de Nova Venécia e região. “Nossa ideia é valorizar a cultura do aipim, que já é forte em nossa região, e fortalecer o meio rural com o fomento do turismo. Convidamos toda a população para participar conosco, inclusive dos concursos que estamos realizando”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Nova Venécia, Anderson Sabino.

O evento é realizado pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e conta com as parcerias da Câmara de Vereadores, Associação de Agricultores de Nova Venécia, Incaper, Cresol, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Patronal Rural e secretarias municipais.